progressão

"Welcome back my friends to the show that never ends"

Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar".

Pink Floyd lança novo álbum

Após duas décadas, a banda Pink Floyd lançará seu 15º álbum: "The Endless River".
Pode sentar e chorar!


860350.jpg

Aos amantes de Pink Floyd, melhor sentarem confortavelmente para a notícia: SIM! Foi oficialmente anunciado pela Revista "The Sun" e "The Rolling Stones" que a banda Pink Floyd lançará ainda este ano, o álbum "The endless river" ou "O rio interminável", frase que casa exatamente com a trajetória da banda, do disco e do gênero.

O trabalho é executado meticulosamente por David Gilmour (Vocal e Guitarra) e sua esposa Polly Samson (letrista), Nick Mason (Percussão e Bateria), as vocalistas de apoio Sarah Brown, Durga McBroom e Louise Clare Marshall, o convidado que já participara do último disco, Guy Pratt (baixo), e Andy Jackson, o engenheiro de gravação responsável por "A Momentary Lapse of Reason" e "The Division Bell". Um trabalho que, ao que tudo indica, tomará forma a partir do "Division Bell", lançado há 20 anos. O próprio nome do novo disco "The endless river" tem referência ao penúltimo verso da última música deste último disco, a composição "High Hopes".

Está Feliz? Tem mais

O material não deixou de fora o tecladista Rick Wright. Mesmo falecido em 2008, vítima de câncer, suas composições não utilizadas serão lançadas agora em 2014, tendo assim, o grupo quase completo. Quase, pois, bem como nos últimos álbuns da banda Pink Floyd, Roger Waters não faz parte deste inédito trabalho. Polly Samson ainda afirma que o material foi baseado nas sessões de Wright em 1994 chamado "Swansong" (O Canto do cisne). Um trabalho muito bonito, afirma Samson. 10157322_902602063100074_4082891251093791743_n.jpg Anúncio da revista "The Sun" deste último final de semana: "Porcos voam novamente. Pink Floyd anuncia novo álbum".

Nota: Não concordo com a menção aos "porcos", já que os mesmos fazem parte de um registro marcante do álbum de 77, o renomado "Animals", importante trabalho do Pink Floyd que tem como principal compositor e idealizador, Roger Waters.

A vocalista Durga McBroom foi a que mais detalhou informações sobre o álbum. Em seu perfil pessoal, Durga cita esta informação, juntamente com a foto:

10455246_10152553989649784_1076512938323104981_n.jpg McBromm, Sarah Brown e Louise Clare Marshall em estúdio gravando sob a regência de Gilmour

"A gravação teve início durante as sessões de 'Divisão Bell' (e sim, era o projeto paralelo originalmente intitulado "The Big Spliff" que Nick Mason mencionava). É por isso que existem faixas com participação de Richard Wright. Mas David e Nick têm entrado e feito muito mais desde então. Originalmente era para ser uma gravação completamente instrumental, mas eu vim em dezembro do ano passado e cantei em algumas faixas. David então expandiu meus vocais de fundo e fez vocal principal em pelo menos um deles. Essa é a canção que se vê sendo trabalhada na foto."

O que ficou de Division Bell

Em 1994, Nick Mason cita em seu livro "Inside Out" que na época do desenvolvimento do "Division Bell", muito material foi produzido: "(...) acabamos com tanto material excedente que consideramos a possibilidade de lançá-lo com um segundo álbum, incluindo um conjunto de canções que denominamos 'The Big Spliff', o tipo de música ambiental que nos deixava encantados..."

"The big Spliff", na tradução, "O baseadão" também será base no "The endless River". Para que tenhamos uma noção do tema ambiental que Mason se refere, "Soundscape" faz parte dessa atmosfera. Esse tema foi lançado apenas na fita cassere e no DVD Pulse. Não está claro, porém, se essa gravação será parte do novo disco.

Andy Jackson também afirma novo disco com base no "The big Spliff", o detalhando tecnicamente: "É a extrapolação do 'Big Spliff'", explicou Jackson, fazendo referência ao desmantelado projeto de 'música ambiente' de Gilmour. "Um monte de improvisações das sessões de 'The Division Bell' que tiveram novos 'overdubs' feitos no último ano ou coisa assim."

"The Endless River", o décimo quinto álbum de estúdio do Pink Floyd, será produzido por David Gilmour (coprodução de Phil Manzanera) e lançado pela Parlophone no Reino Unido e Warner Bros no Estados Unidos, em outubro deste ano.

Aguardaremos ansiosamente por mais notícias...

Fonte: Bloco do Pink Floyd (Facebook)


Paola Domingues

"Seja ela, a liberdade, com todas as suas formas descritas, a mais válida talvez seja a música, que ultrapassa o tempo e o espaço, as dimensões e o raciocínio, penetra e expande para onde quer que você decida estar"..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @destaque, @hplounge, @hp, @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Paola Domingues