proparoxítonas

Todas são acentuadas

Jéssica Parizotto

jéssica parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura.

O Pêndulo de Newton e o Amor

O pêndulo de Newton é aquela quinquilharia decorativa que vemos com certa frequência em escritórios. São alguns pêndulos ligados a uma armação por duas cordas de igual tamanho que servem para restringir o movimento ao mesmo plano. Complicado e simples, assim como o amor.


6222498949_585c4bef9d_z.jpg © Pêndulo de Newton (flickr, Carlos 90) Mas, não é essa descrição e tampouco o clássico brinquedo decorativo que me fez unir a exatidão da física com a ambivalência do sentimento romântico. Como tudo na ciência exata, o brinquedinho é só uma representação tátil de uma ideia abstrata: o momento linear.

É aí que começa a metáfora, convido os leitores a fazerem uma leitura não pensando na explicação de um termo de física complicado, mas sim naquele sentimento que algumas vezes faz com que nós entremos em rota de colisão: 13.jpg © Instalação "Asobi" de Yasutoki Kariya

13_03.jpg © Instalação "Asobi" de Yasutoki Kariya 13_04.jpg © Instalação "Asobi" de Yasutoki Kariya

O momento linear é uma das grandezas físicas fundamentais ao inter-relacionamento (sempre mútuo) entre dois entes ou sistemas físicos. A segunda grandeza é a energia. Os entes ou sistemas em interação trocam energia e momento. Para acontecer a conservação do momento linear é necessário que a resultante das forças externas que atuam no sistema seja nula, ou seja, apenas ocorram forças internas. A conservação do momento linear está dividida em quatro tópicos: Impulso e momento linear, momento linear de um sistema de partículas, conservação do momento linear e colisões.

A colisão é a parte séria do amor, a parte da decisão: uma colisão “é um evento isolado, no qual dois corpos exercem, um sobre o outro, forças relativamente elevadas por um tempo relativamente curto”. No dia-a-dia dizemos que uma colisão é um choque, o contato de dois corpos. Quando dois corpos colidem pode acontecer que a direção do movimento não seja alterada pelo choque, isto é, eles se movimentem sobre uma mesma reta depois da colisão. Entretanto, pode ocorrer que os corpos se movimentem em direções diferentes. Isso explica alguma coisa a respeito do amor? Provavelmente não, é só um recurso a mais para confundir cabeças apaixonadas! Abaixo, um Pêndulo de Newton feito de luz, nada mais romântico.

Fonte da Pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_linear http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20042/Luciano/colisoes.html

Fonte das Imagens e Vídeo: http://school.japandesign.ne.jp/musabi/sotsuten/12/13.html http://www.youtube.com/watch?v=vzc6K8ui-To&feature=player_embedded


Jéssica Parizotto

jéssica parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/geral// @destaque, @obvious //Jéssica Parizotto