O Masculino e o Feminino por Arno Rafael Minkkinen
"A maneira como encaramos as nossas similaridades é que nos faz diferentes."
Essa é a única "explicação" disponível para a série "Man and Woman" do fotógrafo finlandês Arno Rafael Minkkinen. E são essas palavras as únicas que cabem para exprimir o que ele fez tão bem com imagens, nem mais nem menos.
2002 • Freshwater Bay, Isle of Wight, England
1992 - Self-portrait with Maija-Kaarina
2002 - Freshwater, Isle of Wight, England
Arno parece querer desbravar o corpo humano. Seu trabalho é contínuo, a maior parte das suas obras são autorretratos em que ele explora o limite da expressão corporal e ao mesmo tempo os limites da fotografia, tudo isso através de um processo completamente analógico e por vezes egoísta. Segundo ele, a execução de seus trabalhos pode ser dolorosa e até mesmo perigosa, mas é exatamente por isso que ele escolheu fazer autorretratos, já que as noções de dor e perigo são pessoais demais para serem transferidas a outra pessoa.
1992 - Self-portrait with Tuovi
2002 - Self-portrait with Selva: Morning
Na série "Man and Woman" ele nos oferece uma visão abrangente sobre a complementaridade dos corpos masculinos e femininos. O encaixe é tão evidente que em algumas imagens parecemos estar vendo apenas um corpo, enquanto, por outro lado, as imagens questionam a identidade de cada gênero através do contraste.
2008 - The Man Inside the Woman - Self-portrait with Cristina
2003 - Self-portrait with Sandra, Hotel des Trois Couronnes
2009 - Adam & Eve See Eye to Eye - Self-portrait with Coralie
2003 - Self-portrait with Selva: Evening
Para além destes questionamentos, há ainda uma aura de carinho envolvendo os personagens das fotos, o toque é suave e a junção dos corpos parece algo muito natural. E realmente o é, nós é que,às vezes, nos esquecemos disso.