proparoxítonas

Todas são acentuadas

Jéssica Parizotto

jéssica parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura.

Jeca Tatu, Biotônico Fontoura e Publicidade

Quando se fala o nome de Monteiro Lobato, a primeira imagem que vem à mente é a da boneca de pano Emília, mas além de um prolífico criador de aventuras infantis, o escritor paulista foi um importante disseminador do nacionalismo crítico.


JecaTatuzinho7anuncio.jpg Publicidade do Biotônico Fontoura presente no livreto Jeca Tatuzinho Foi com tal espírito inquieto diante da realidade que em 1918 ele publicou o livro Urupês, no qual apresenta outro personagem que faz parte do nosso repertório de figuras populares: o Jeca Tatu. Indignado com o fato de não conseguir por em prática na sua própria fazenda as ideias que possuía em relação à modernização da lavoura, ele fez um retrato do típico habitante do meio rural como sendo um homem preguiçoso, desprovido de ambição e sem ânimo.

Contudo, sempre preocupado com questões que envolviam o desenvolvimento nacional, Lobato tomou contato com as pesquisas do Instituto Oswaldo Cruz. Tais pesquisas comprovavam o abandono do interior do país e a disseminação de inúmeras doenças, entre elas a Malária e o Amarelão, que apresentavam como sintomas a falta de ânimo e o cansaço. JecaTatuzinho4Belmonte.jpg Ilustração do livreto Jeca Tatuzinho

Assim, fazendo um mea culpa histórico, Monteiro Lobato revê sua concepção sobre o caboclo, chegando à conclusão de que “O Jeca não é assim. Está assim.” e, a partir daí, passa a ser um dos maiores estimuladores das campanhas a favor do saneamento.

Com o intuito de afirmar ainda mais seu posicionamento, o escritor se une a um amigo farmacêutico chamado Cândido Fontoura que em 1910 havia inventado um dos medicamentos de maior sucesso na história do nosso país: O Biotônico Fontoura.

Almanaque-do-Jeca-Tatuzinh.jpg Almanaque Fontoura

Aproveitando a crescente fama do medicamento, Lobato criou um almanaque que ficou popularmente conhecido como ‘Almanaque Fontoura’. O livreto era distribuído gratuitamente em farmácias e continha noções de higiene e saneamento, historinhas e atividades recreativas para crianças e, é claro, publicidade a favor do medicamento.

Voltado principalmente para o público infantil, foi através do personagem Jeca Tatuzinho que o almanaque conseguiu o feito de em 1982 alcançar a marca dos 100 milhões de exemplares distribuídos, tornando-se assim a peça publicitária de maior sucesso no Brasil.

anunciojeca.jpg Anúncio

Infectado com Amarelão ou não, o Jeca Tatu sobreviveu. Imortalizado no cinema em 1959 por Amácio Mazzaropi, ele é ainda hoje um dos personagens mais representativos da cultura popular brasileira.


Jéssica Parizotto

jéssica parizotto é uma proparoxítona, interessa-se por haicais, músicas pouco conhecidas e jogo de palavras. Queria voar de balão, mas tem medo de altura..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Jéssica Parizotto