pseudalopex

O pensador impõe, o sonhador obedece.

Haylane Rodrigues

Eu sou filha da lua, da tribo de Ártemis

Redescobrindo o Brasil por ares nunca dantes navegados

A primeira viagem aérea entre a Europa e a América do Sul.


Em 1922, a bordo do hidroavião Lusitânia, o Almirante da Armada Portuguesa Gago Coutinho e o Oficial de Marinha Sacadura Cabral tornaram-se pioneiros da aviação ao efetuar a Primeira travessia aérea do Atlântico Sul, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro.

DSC07731.JPG Homenagem aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral no alto da Penha, em Guimarães (Portugal). Foto: acervo pessoal.

Tratava-se de reavivar o fogo audacioso recuperando a memória do navegador Pedro Álvares Cabral em vésperas de mais um aniversário da independência do Brasil. A ação levada a cabo por dois portugueses do século XX, não foi apenas um ato de aventura, mas também um passo de gigante ao nível do conhecimento científico e da própria ciência aeronáutica. Os avanços desta expedição deveram-se sobretudo a Gago Coutinho, um homem que se notabilizou mundialmente face aos seus contributos para áreas de conhecimento como a matemática, geografia e cartografia. Quando morreu, em Fevereiro de 1959, Gago Coutinho recebeu honras de um herói, tendo sido aclamado em todo Portugal. Para a história ficou o nome de um homem brilhante e singular que contribuiu tanto de forma científica como simbólica para o estreitamento de laços entre Portugal e o Brasil.

“Gago Coutinho – O Almirante com Alma de Tenente” é o título de um documentário realizado pelo cinquentenário da morte do biografado que revela um pouco da sua importante vida e obra.

«De madrugada, um dia, elles partiram / Da velha praia outr'ora do Restello, / E as duas almas n'uma só se uniram, / Guiadas pela luz do Séte-Estrello...»

- Trecho do poema "Luziadas", da autoria de Maria Izabel Gamito, dedicado a Gago Coutinho e Sacadura Cabral.


Haylane Rodrigues

Eu sou filha da lua, da tribo de Ártemis.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// //Haylane Rodrigues