psicologia na contemporaneidade

Escrevendo e semeando através da psicologia, sobre a sociedade, formas culturais, e as relações.

Natali Maia Marques

  • praia_men.jpg
    Até quando vamos olhar fixamente?

    Neste texto procuro abordar reflexões sobre a crise na humanidade e o papel de cada um de nós, em relação situação dos refugiados. Acredito que as palavras de Saramago pode resumi-lo: "Que Humanidade é Esta? Se o homem não for capaz de organizar a economia mundial de forma a satisfazer as necessidades de uma humanidade que está a morrer de fome e de tudo, que humanidade é esta?[...] Vivemos ao lado de tudo o que é negativo como se não tivesse qualquer importância, a banalização do horror, a banalização da violência, da morte, sobretudo se for a morte dos outros, claro. E enquanto a consciência das pessoas não despertar isto continuará igual. Porque muito do que se faz, faz-se para nos manter a todos na abulia, na carência de vontade, para diminuir a nossa capacidade de intervenção cívica".
    José Saramago, em 'Canarias (1994)'

  • mafalda.jpg
    “ Ó abre alas: sejamos no mínimo questionadoras”

    Mulheres abram alas para questionamentos e façam a diferença. Exemplos não faltam: “O poder só é efetivado enquanto a palavra e o ato não se divorciam, quando as palavras não são vazias e os atos não são brutais. Quando as palavras não são empregadas para velar intenções, mas para revelar realidades. E os atos não são usados para violar e destruir, mas para criar novas realidades” - Hannah Arendt, filósofa e professora alemã, que por volta de 1960, trouxe à tona a importância libertadora do pensamento humano. Propõe que somente através do pensar, e não do agir inconsciente, é que nos individualizamos e, portanto, nos tornamos autores de nossas ações, e de possibilidade de promover mudanças no nosso mundo.

  • cena trem 2.jpg
    Filme “O segredo dos seus olhos”: e a tridimensionalidade da profundidade humana

    O segredo dos seus olhos é uma narrativa que te transporta para a tela, e sem precisar dos recursos tecnológicos de 3D. Ainda que se trate de um filme de 2009, eu não assisti um a altura da profundidade com que consegue tratar tantos temas da humanidade. Afinal, um filme que consegue abordar drama, romance, suspense, ação pode ser considerado no mínimo genial e admirável. Caso eu pudesse resumir em uma frase esse filme, seria: exitem filmes que não cabem muitas explicações, apenas assistir: Esse é um. Mas como sou fascinada por ele, fiz este texto.

  • cheryl.jpg
    Livre: a transformação de Cheryl Strayed na Rainha da PCT

    Leia "Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço", e transforme-se também, na Rainha da trilha, na escritora. No que for. Cheryl Strayed demonstra o processo da noção de ressignificação da própria história.

  • menina síria.jpg
    Adi Hudea: terrorismo e infância, as reflexões do livro “Violência ou diálogo”?

    Adi Hudea, é a menina síria. Na guerra ou no terorrismo há uma ruptura. É a experiência dos traumas de guerra em relação ao sujeito diante da impossibilidade.

  • mago das palavras.jpg
    João Guimarães Rosa: o poeta da vida

    Uma singela homenagem ao grande literário João Guimarães Rosa, neste dia Nacional da Poesia.

  • solkt.jpg
    Look do dia: vivenciando a empatia

    Foi realizado um reality show na Noruega onde três jovens blogueiros, que se diziam consumistas em excesso, foram levados até a realidade de fábricas têxteis que exploravam homens e mulheres no Camboja, os mesmos possuem jornadas de trabalhos desumanas. Os jovens puderam vivenciar, ainda que por um tempo, uma realidade tão distante deles. O reality proporcionou mudanças de hábitos dos blogueiros, que vivenciaram a empatia, a arte de se pôr no lugar do outro e ver o mundo de sua perspectiva, ou seja, fora da "bolha" que um dos participantes dizia que viviam.

  • imaginação criança.jpg
    Kafka e a boneca viajante: uma história sobre perda e simbolização

    As noções do simbólico e real, são caminhos que percorremos até chegar a aceitação das frustrações ou perdas, ou como disse a boneca Brígida “Você deve saber que viver é seguir sempre em frente, aproveitar cada momento, cada oportunidade e necessidade[...]”, a ideia da importância de não ‘perdermos’ a capacidade de simbolização e imaginação!

  • estilo audrey.jpg
    Audrey Hepburn: aquela que é nobre e forte

    Audrey Hepburn sempre promoveu a solidariedade, principalmente para as crianças de todo o mundo. Buscou retribuir toda ajuda recebida em sua infância, durante a época da Segunda Guerra Mundial, pela morte de familiares e a falta de comida. Assim, se tornou um símbolo de caráter e talento, foi mais que uma estrela hollywoodiana, foi uma mulher incrível, doce, encantadora e acima de tudo humana. Embaixadora da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) foi seu principal papel.

  • gandhi amor.jpg
    "Ensaio sobre a cegueira" e "Cegueira Moral": ideias de Saramago e Bauman sobre a modernidade

    "...o tempo está-se a acabar, a podridão alastra, as doenças encontram as portas abertas, a água esgota-se, a comida tornou-se veneno", e é necessário que identifiquemos, com urgência, as causas destes problemas gerados pela própria humanidade, e consigamos superá-los. A epidemia de cegueira narrada trata-se do horror vivenciado mas não visto; o olhar é a capacidade de ver e de reparar os males da convivência humana nas sociedades: "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara" (Ensaio sobre a Cegueira)

  • graficomulher.jpg
    Violência contra mulher uma questão de saúde e políticas públicas

    Breve comparação do que é realizado no Brasil em termos de políticas públicas, com a Índia, uma sociedade onde um grupo de mulheres é condenado desde o nascimento a uma vida de violência, praticamente sem auxílio do Estado para a garantia de seus direitos. Para que assim, possamos perceber a importância da implementação das políticas públicas no enfrentamento de violência contra as mulheres e pensarmos nos recentes discursos de apologia ao estupro no plenário da Câmara.

  • van gogh ok.jpg
    As artes e a evolução humana

    A utilização das artes e a sua importância para o desenvolvimento de aspectos mais complexos, como a linguagem, a inteligência, a expressão de emoções, e consequentemente para a nossa evolução. Enfatizo que há muitos outros aspectos importantes para a reflexão e entendimento deste assunto, que merecem a elaboração de outros artigos.

  • Na_Natureza_Selvagem (1).jpg
    Na Natureza selvagem: A história de Christofer J. McCandless e a poesia de Guimarães Rosa

    “Eu atravesso as coisas - e no meio da travessia não vejo! — só estava era entretido na idéia dos lugares de saída e de chegada. Assaz o senhor sabe: a gente quer passar um rio a nado, e passa; mas vai dar na outra banda é num ponto mais embaixo, bem diverso do que em primeiro se pensou (...)o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia” (Guimarães Rosa). Proponho uma reflexão sobre a intensa travessia vivida por Christofer J. McCandless, através da escrita de Guimarães como forma de também aproximar um pouco com nossa cultura.

  • narcisismo.png
    O narcisismo na contemporaneidade: o mal estar da era das “selfies”

    A intenção é trazer uma reflexão sobre as famosas "selfies", o que acontece com esse ciclo vicioso que estão se tornando. Pensar através de conceitos e teorias da psicologia e psicanálise para entender tal fenômeno na contemporaneidade, se não vivemos uma “neurose das selfies”, uma vez que neurose esta relacionada com a questão da compulsão e repetição.

Site Meter