quadrophenia cultural

Consumir em doses nada homeopáticas.

Juliana Melo

Antropóloga de formação, Produtora de coração e Professora de profissão.
Acredito que a arte salva vidas.

Na Estrada com o Foo Fighters

O mais recente álbum da banda Foo Fighters teve uma história de criação inusitada. A banda viajou por 8 cidades dos EUA e se deixou inspirar na história musical local para gravar cada uma das 8 faixas do album Sonic Highways. Além de um projeto musical brilhante, a história rendeu também uma mini série documentando a experiencia dos músicos.


maxresdefault.jpg

Chicago, Washington DC, Nashville, Austin, Los Angeles,New Orleans, Seattle, New York. Cada cidade uma história, um estúdio, uma inspiração e uma nova música. Foi assim que aconteceu o Sonic Highways, album do Foo Fighters lançado em Novembro de 2014, e também a mini série Sonic Highways, exibida pela HBO e que agora chega ao Itunes e Amazon!

SonicHighways2.jpg

A ideia de Dave Grohl, vocalista e idealizador do projeto, era explorar as peculiaridades da história musical de cada uma das cidades escolhidas, e assim, homenagear as mesmas utilizando essas histórias como inspiração para cada uma das 8 faixas do album. O resultado: Uma compilação musical curta, porém coesa e original, que até mesmo aqueles que não são fãs da banda de rock norte americana podem apreciar, e uma mini série documental que passeia pela história musical do país de forma brilhante, e conta com relatos, fotos, vídeos e entrevistas de nomes icônicos da música e da cultura locais, e até mesmo uma conversa casual com o presidente americano Barack Obama.

A mini série dedica um episódio para cada cidade e assim, a criação e gravação de cada faixa do àlbum. A experiência de ouvir cada faixa após a imersão naquele universo local é transformadora. Dave foi cuidadoso nas letras. Trechos de comentários de entrevistados, pichações e nomes de locais e ditados religiosos são encontrados como referência, numa conexão direta com a história aprendida. E na melodia, as influências dos inumeros estilos que marcaram as cidades são encontrados. Também houve, por parte dos músicos, uma preocupação em encontrar um estúdio que tenha sido icônico ou importante para a cidade e ser palco dessa bela homenagem.

Um projeto audacioso, um resultado brilhante, e um presente aos amantes do rock, amantes da música ou entusiastas da cultura dos Estados Unidos.


Juliana Melo

Antropóloga de formação, Produtora de coração e Professora de profissão. Acredito que a arte salva vidas. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Juliana Melo