isabela fuchs

Isabela é uma curitibana que estuda (e adora) Design e que é apaixonada por artes visuais, fotografia, história da arte, música, literatura, cinema, ilustração e tudo mais que lhe der na cabeça.

Soul Out, de Deenesh Ghyczy

Com um nome difícil e pinturas igualmente difíceis, Deenesh Ghyczy é o autor de uma série de pinturas desconfortáveis, porém curiosas.


deenesh.jpg

"Soul Out": essa é a série de pinturas do artista Deenesh Ghyczy. Retratos cotidianos feitos com tinta a óleo que por mais óbvios que pudessem ser, não o são. Algo como se tivesse um vidro opaco na frente das pessoas fazendo com que seus rostos e ações estejam completamente embaçados e embriagados. Em alguns retratos essa ideia é a de movimento, em outros somente a ideia de expressões congeladas.

deenesh-1.jpg

deenesh-2.jpg

Deenesh não tem uma preferência por um público para ser seu retrato, como alguns pintores que gostam de retratar mulheres, outros crianças etc. Tais preferências artísticas tem um propósito: Gustav Klimt, por exemplo, tinha uma óbvia preferência em retratos femininos, por saber representar delicadeza de um jeito que quase nenhum outro pintor conseguiu. Deenesh Ghyczy, em Soul Out, simplesmente gosta de pintar a solidão e a reflexão, seja ela estática ou em movimento.

deenesh-3.jpg

deenesh-4.jpg

É um forte erro querer analisar e deduzir o porquê do artista querer transformar simples retratos em ilusões óticas, porém é inevitável surgir certos questionamentos: inquietamento? Pensamentos tortuosos? Triteza, solidão, depressão, apatia? Pode ser de tudo um pouco sim. Porém, Deenesh sempre gostou de pintar retratos tortuosos e um tanto quanto obscuros em suas outras séries de pinturas (Dive!, Tuning In e Personal Grid), algo como uma nova leitura do expressionismo que contava com artistas como Munch, Kirschner e Van Gogh. O fato incontestável é: Deenesh produziu uma série de pinturas sensíveis, obscuras e feitas para serem lidas e magnetizadas, uma série que não seria jamais ignorada.

deenesh-5.jpg

deenesh-6.jpg


isabela fuchs

Isabela é uma curitibana que estuda (e adora) Design e que é apaixonada por artes visuais, fotografia, história da arte, música, literatura, cinema, ilustração e tudo mais que lhe der na cabeça..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes visuais// @destaque, @obvious //isabela fuchs