raciocínio paralelo

Uma realidade de percepções sutilmente anômalas

Leonardo Barden

Apesar de tudo, e mesmo assim, afastando-se sorrateiramente da normalidade rumo aos antípodas da mente.

O uivo rural das montanhas do sul: Black Oak Arkansas

Nada soa mais autêntico e contemporâneo do que o velho e eterno rock and roll. A essência urbana e elétrica funde-se com a tranquilidade das montanhas para formar o uivo rural do Black Oak Arkansas.


Black+Oak+Arkansas.jpg

Na miscigenação que deu origem à sonoridade rock, a música country exerceu uma forte influência, principalmente para o povo das montanhas do interior dos Estados Unidos. O Black Oak Arkansas é uma destas bandas de southern rock, ou rock rural sulista, como queiram, formada por peculiares criaturas munidas de extensos cabelos e vastos bigodes, providas de tendências opostas aos hábitos da normalidade social da época, e que viviam nas montanhas do sul dos Estados Unidos.

black oak.jpg

O Grupo traz no nome uma homenagem a pacata cidade natal de seus integrantes, Black Oak, no estado de Arkansas. O auge da banda foi na década de 1970 com dez álbuns lançados. Seu estilo é pontuado por apresentar múltiplos guitarristas e pela inconfundível voz rouca e grave do descontraído e irreverente vocalista Jim "Dandy" Mangrum.

mountainshotmod.jpg

Um curioso e inusitado caso sobre o Black Oak Arkansas reside na forma em que os integrantes da banda encontraram para conseguirem o seu primeiro sistema de PA, roubando-o de uma escola. O grupo então resolveu montar o equipamento na orla da cidade. Iniciou assim uma explosão de sons estridentes que misturava country, blues, gospel até formar o rock, ecoando pelos quatro cantos da pequena cidade rural, e alterando os ânimos de seus habitantes. Tal ato levou os membros a serem condenados por apropriação indébita e condenados a 26 anos de prisão na Tucker Prison Farm, pena esta que mais tarde seria suspensa. Mas o anormal acontecimento levou os membros do grupo a se retirarem para as colinas no centro norte rural de Arkansas, onde eles passaram sobreviver da terra. Isolados numa propriedade plantando, colhendo e fazendo música, acabaram refinando ainda mais seu estilo de rock rural sulista. Mais adiante no final da década de 60, a onda de psicodelia e espiritualismo oriental acabou atingindo em cheio o grupo, e em 1969, assinou contrato com sua primeira gravadora.

Indubitavelmente as décadas de 1960 e 1970 registraram o apogeu do rock, onde a criação atingiu seu ápice. A fartura de matéria prima, em determinado momento foi tamanha, que inúmeras bandas acabaram tendo raros instantes de sucesso comercial, muitas vezes percorrendo pelos caminhos paralelos à mídia de massa. O sucesso midíatico e comercial sempre foi efêmero, porém a essência contida numa autêntica obra musical e sonora, aquela que consegue arrebatar os sentidos, transformando-se em eternas canções, com o passar do tempo continua fazendo o mesmo efeito, e em certas ocasiões, parece ser até mais intenso.

Seus principais álbuns:

boa1.gif

1972-KeepThefaith1.jpg

BOA_high_on_the_hog.jpg

Front Cover copy.jpg


Leonardo Barden

Apesar de tudo, e mesmo assim, afastando-se sorrateiramente da normalidade rumo aos antípodas da mente. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Leonardo Barden