recortes

O seu boletim cultural

Fernanda Mansilia

Gosta de prosa, café... e se convidar, fica pra janta.

De Hermanos a Gaynor: todos eles já cantaram o coração partido

Opções no universo da música não faltam para quem, como eu, tem muita história para contar e uma set list perfeita para ocasiões como estas. Qual é sua canção de broken heart? As minhas estão à disposição!


cancao-de-broken-heart.jpg

“Quem sabe o que é ter e perder alguém?” Se você está lendo este artigo, provavelmente conhece, muito bem, os sentimentos avassaladores que resultam do fim de um relacionamento especial. A música Quem Sabe, do extinto grupo Los Hermanos, é uma verdadeira explosão de sentimentos, muito bem interpretada na voz de Rodrigo Amarante. Este vídeo mostra um dos momentos do show que gerou o DVD Ao Vivo no Cine Íris, lançado em 2004. Há quem garante que o próprio cantor se emocionou durante a apresentação. Você consegue perceber essa reação?

Imagine a cena: você ainda não se recuperou do fim de um relacionamento e, inesperadamente, reencontra a pessoa responsável pelo seu broken heart. Embora tente parecer forte nos primeiros momentos, um simples aperto de mão é o suficiente para te deixar em pedaços e te fazer lembrar de que ainda não superou. Esse é o acontecimento narrado na bela música Crying. Neste clip, do acústico MTV, a banda KD Lang reinterpreta a canção original de Roy Orbison, responsável pelo grande sucesso de You Got It e Oh, Pretty Woman. Impossível evitar as lágrimas depois de escutar essa música. Veja só:

De tão rica, a letra de Wish You Were Here, da legendária banda Pink Floyd, é capaz de surtir diversas interpretações. Para mim, as primeiras estrofes dessa canção traduzem, dentre outras coisas, todas as incertezas e paradoxos que passam pela mente de alguém em busca de respostas, muitas delas inexistentes. A última parte da canção – talvez a mais conhecida – sempre me remeteu ao sentimento de saudade. Quem nunca cantou “How I wish, how I wish you were here”, lembrando-se de alguém que partiu? Pois é. Por causa, principalmente, desse trecho, essa é uma das minhas favoritas quando o assunto é “coração partido”.

A minha set list das canções de broken heart não poderia terminar de outra maneira. O inconfundível piano que abre I Will Survive, interpretada pela imortal Gloria Gaynor, antecipa um verdadeiro elogio ao amor próprio. Todos nós precisamos de uma boa dose de alto-astral depois de enfrentar uma tempestade, não é verdade? Gravada no álbum Love Tracks (1978), a música, não por um acaso, faz sucesso até hoje e é capaz de fazer qualquer um enxugar as lágrimas restantes e partir em busca de novas emoções.

Ficou faltando alguma? Conte qual é a sua música de broken heart para mim!


Fernanda Mansilia

Gosta de prosa, café... e se convidar, fica pra janta..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @obvious //Fernanda Mansilia