renzo mora

Cultura Pop, Pretensão e Água Benta

Renzo Mora

Renzo Mora é escritor e roteirista. Publicou os livros "Cinema Falado"; "Sinatra - O Homem e a Música"; "Fica Frio - Uma Breve História do Cool" e "Frank, Dean & Sammy: 3 Homens e Nenhum Segredo"

O Jardim de Rosa Passos

O jardim de Rosa Passos floriu novamente


No desolador deserto em que se transformou a música brasileira, existem alguns minúsculos jardins. Um deles leva o nome de Rosa Passos e acabou de ganhar uma nova florada: o CD Samba Dobrado, inteiramente dedicado a Djavan. rosasambadobrado.jpg Rosa Passos tem uma existência quase clandestina no atual cenário musical – mas é percebida por uma minoria que confirma sua excelência. O mitológico baixista Ron Carter, cuja bagagem inclui parcerias com Miles Davis, Chet Baker e Herbie Hancock, gravou um álbum inteiro com ela.

O trompetista de crossover Chris Botti foi buscar Rosa para colocar voz em sua gravação de "Here's That Rainy Day" no álbum To Love Again, de 2005 - em que também participaram os imensamente mais populares Sting e Michael Bublé. Rosa, diga-se de passagem, é uma das melhores coisas do CD.

Rosa Passos vem de uma linhagem nobre, que começa com Fred Astaire. Astaire, dono de uma voz pequena, mas com um senso rítmico único (vamos lembrar que sapateadores usam o chão como instrumento), mostrou que não era necessária uma extensão vocal formidável para interpretar uma canção. Em sua esteira vieram Chet Baker e João Gilberto, de quem Rosa é discípula declarada. Atrás dela vieram, entre outros, Diana Krall. Tratá-la de bossanovista não é incorreto, mas é reducionista: Rosa é graduada com mérito na escola do cool jazz, da qual saíram Bill Evans e Gerry Mulligan. Destes todos, Rosa é seguramente a menos expressiva, do ponto de vista estritamente comercial. Surgida em uma era que despreza qualquer sofisticação melódica, Rosa vai alimentando seu jardim quietamente, observada por poucos. Mas é lá em seu oásis que estão aparecendo algumas das melhores flores dos últimos tempos.


Renzo Mora

Renzo Mora é escritor e roteirista. Publicou os livros "Cinema Falado"; "Sinatra - O Homem e a Música"; "Fica Frio - Uma Breve História do Cool" e "Frank, Dean & Sammy: 3 Homens e Nenhum Segredo".
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @destaque, @obvious //Renzo Mora