renzo mora

Cultura Pop, Pretensão e Água Benta

Renzo Mora

Renzo Mora é escritor e roteirista. Publicou os livros "Cinema Falado"; "Sinatra - O Homem e a Música"; "Fica Frio - Uma Breve História do Cool" e "Frank, Dean & Sammy: 3 Homens e Nenhum Segredo"

Wichita Lineman - Ele continua na Linha

A canção romântica mais improvável de todos os tempos fala de um homem em cima de um poste


“Wichita Lineman” foi escrita por Jimmy Webb (o autor de Up, Up and Away“, “By the Time I Get to Phoenix“, e “MacArthur Park“) em 1968 e incluída na lista das 500 maiores canções já compostas elaborada pela revista Rolling Stone.

A primeira versão foi gravada por Glen Campbell e desde então regravada por Deus e todo mundo – REM, James Taylor, Cassandra Wilson, Sérgio Mendes - além de um certo senhor de roupas pretas, John R. “Johnny” Cash, e de uma versão totalmente equivocada de Sammy Davis Jr.

É tida como a primeira canção country existencial (seja lá isso o que for).

O tema não poderia ser mais estranho: Webb se inspirou na visão de um trabalhador da companhia elétrica (ou da telefônica, não fica claro, embora esta última versão pareça ser a mais correta) no nordeste do Oklahoma. Há rumores de havia uma aposta envolvida sobre a capacidade de Webb repetir o sucesso de "By the Time..." usando um tema completamente inusitado. Se for verdade, Webb deve ter recolhido o dinheiro rapidamente. Ou, na versão mais aceita, Glenn pediu a Webb uma canção "geográfica" e o compositor decidiu homenagear o homem comum, o operário braçal, o blue-collar hero.

Não há sinal de chuva à vista, logo ele – de cima do poste – sabe que tão breve não haverá a folga de que ele tanto precisa.

A frase “singing in the wire” (algo como “música do fio”) vem da vibração comum aos fios elétricos.

Na gravação de Campbell, o som de órgão parece imitar os sinais de telefone. O órgão Hammond ouvido na gravação foi tocado pelo autor, Jimmy Webb.

Nenhuma mulher é mencionada na canção, mas está tudo na frase “and I need you more than want you”.

“E eu preciso de você mais do que te quero”.

Nenhuma outra canção de amor foi tão precisa.

Escolha uma das versões abaixo e divirta-se.

Mas não ouça todas.

Não corra o risco de uma overdose de uma das canções mais importantes do século que passou.


Renzo Mora

Renzo Mora é escritor e roteirista. Publicou os livros "Cinema Falado"; "Sinatra - O Homem e a Música"; "Fica Frio - Uma Breve História do Cool" e "Frank, Dean & Sammy: 3 Homens e Nenhum Segredo".
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/// //Renzo Mora