renzo mora

Cultura Pop, Pretensão e Água Benta

Renzo Mora

Renzo Mora é escritor e roteirista. Publicou os livros "Cinema Falado"; "Sinatra - O Homem e a Música"; "Fica Frio - Uma Breve História do Cool" e "Frank, Dean & Sammy: 3 Homens e Nenhum Segredo"

Sondheim. Bom Demais Para o Sucesso.

Stephen Sondheim desafia o público com canções de qualidade e letras inteligentes. É a receita ideal para ser ignorado.


Stephen_Sondheim_-_smoking.JPG Havia um tempo em que você andava pela Broadway, em NYC, e via peças de Cole Porter, Oscar Hammerstein II e Richard Rodgers. Hoje, a rua dos teatros é dominada por infantilidades como adaptações de filmes da Disney e coisas como Homem Aranha e Rocky, o lutador. São peças tão primárias que podem fazer alguém confundir as cafonices de Andrew Lloyd Webber com montagens destinadas a adultos - e não caça-níqueis para atrair o público que não fala inglês e que se encanta com lustres caindo. Mas mesmo quando a Broadway ainda se dava ao luxo de produzir musicais com alguma qualidade, Stephen Joshua Sondheim acumulava mais fracassos que sucessos. Sondheim.jpg Sondheim não faz concessões. Suas músicas são complexas, ele usa e abusa da polifonia vocal, usando os atores como parte de um coro grego. Seus temas também não são orientados para o grande público. Sweeney Todd , de 1979, fala sobre canibalismo, Assassins é inspirado em pessoas que mataram ou tentaram matar presidentes americanos. Mesmo investindo em uma sofisticação cada vez mais rejeitada por um público viciado em vulgaridade, Sondheim ainda emplaca um sucesso comercial de vez em quando. Ele compôs a canção que Madonna interpreta em Dick Tracy (a reação da cantora, ao ouvir o material pela primeira vez, teria sido perguntar “Que merda é essa?”). Send In The Clowns foi descoberta por Sinatra e transformada em um sucesso, regravado por todo cantor de prestígio ao redor do mundo. Isso o estimulou a colocar “Good Thing Going” em seu último álbum conceitual “She Shot Me Down”– mas com impacto infinitamente menor. Mas a maior conquista de Sondheim é ter escrito a canção de amor definitiva, “Loving You", de Passion. A música abre com a melhor frase já escrita em qualquer canção romântica: “Loving you is not a choice It's who I am “. Está tudo aí. Ele não precisaria ter escrito mais nada para ser um dos maiores compositores de todos os tempos.


Renzo Mora

Renzo Mora é escritor e roteirista. Publicou os livros "Cinema Falado"; "Sinatra - O Homem e a Música"; "Fica Frio - Uma Breve História do Cool" e "Frank, Dean & Sammy: 3 Homens e Nenhum Segredo".
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/musica// @destaque, @obvious //Renzo Mora