resumindo e substituindo o mundo

Um espaço para comunicação e expressão sob todas as formas

Marina Baitello

Médica, psicanalista e escritora. Escrever é abrir os olhos, como janelas de nosso corpo e poder refletir o mundo, um mundo já refletido e pensado por muitos, porém cheio de lacunas onde crescem nossas fantasias e verdades individuais, nossa personalidade, nosso inconsciente - uma língua só nossa, específica para cada ser.

  • camila-cordeiro-fENq_PIhPSo-unsplash.jpg
    Quando a maternidade é um projeto para não acontecer

    Quando nasce uma menina, nasce a expectativa que ela seja uma futura mãe. É muito comum que meninas escutem ainda a famosa frase "Quando você tiver seus filhos você vai ver"... A medicina mostrou que nem todas mulheres nasceram para parir e serem mães, por diversas questões médicas e psicológicas. Quando deve-se repensar a maternidade?

  • gay.png
    Objetos no reto e estigma: você faz o que realmente deseja na cama?

    Você é realmente livre para determinar como ter prazer? Algumas práticas sexuais consensuais e comuns ainda são vistas como variações sexuais aberrantes e estranhas, tais como os casos de objetos introduzidos no reto, que ocorrem em diversos contextos socioculturais. A sexualidade se mostra uma invenção social e não uma condição natural do indivíduo. Não há sujeito sem poder e seu prazer pode não ser somente sua escolha individual.

  • jamie-street-Pj4bq4wwmm4-unsplash.jpg
    Mais conectados e mais infelizes: éticas individuais e a pandemia

    A pandemia pelo coronavírus acelerou um processo já em curso, a modificação veloz nas relações humanas. A incapacidade de formar vínculos, afetos cada vez mais superficiais e a atomização dos valores, culminaram na formação de éticas individuais em massa. A ética funciona como forma de diálogo, como desejo sem servir à coletividade. Somos mais infelizes, solitários, fundamentalistas e incompreendidos. Existe retorno para o homem pós-moderno, com sua ética única, atrás de suas telas?

  • engin-akyurt-Q8lUtGlX-FU-unsplash.jpg
    Direitos Humanos: a promessa que a humanidade não cumpriu

    A promessa por direitos humanos é poética mas nunca supriu as necessidades de uma grande massa humana carente de cuidados básicos e atenção. Ter direitos, pode ter sido, ao longo da história, uma forma de manipular um contingente necessário para produzir. A vida humana é mais um recurso, multiplicador de outros recursos. Até que ponto a igualdade, a liberdade e a fraternidade podem ser alcançadas por todos?

  • planeta.jpg
    Walter Benjamin e a pandemia por coronavírus: reinterpretando o mundo

    Em tempos de uma pandemia pelo coronavírus, os escritos de Walter Benjamin apresentam uma pertinência apocalíptica sobre a sociedade e sobre a forma como narramos nossas histórias. Os vencidos ocupam os espaços privados neste século e permanecem cada vez mais isolados e calados, compartilhando cada vez menos suas experiências individuais. Neste cenário, como será a narrativa do que está acontecendo hoje? Existirão vencedores reais após tantas perdas?

  • adolescente-deprimido-chateado-deitado-no-sofa-chorando-abracando-os-joelhos_1163-3877.jpg
    Pessoas intensas: amores que derrubam

    Quando estamos apaixonados denunciamos a nós mesmos em atitudes e palavras, pois estamos mais fragilizados e emotivos. Pessoas intensas tendem a derramar de forma mais carregada suas dores e sentimentos, com tanta força e intensidade que derrubam tudo... Se você já fez isso acalme-se. Fazer não é o problema, mas saber se levantar é fundamental.

  • 943076_135000463367292_381789365_n.jpg
    Para quem nunca tem tempo

    Você é uma daquelas pessoas que está sempre correndo e nunca encontra tempo para conversas não esperadas com parentes, amigos ou compromissos com você mesmo? Você está sempre em falta com todo mundo e sempre deixa coisas importantes para trás, como uma consulta médica de rotina ou a festinha junina de seu filho na escolinha? É melhor reavaliar o que pensa sobre ter tempo…

  • shame-2088368_1920.jpg
    Os Movimentos em massa - Quem são estes líderes?

    Movimento absolutistas - estou fazendo parte de um deles? Posso ser parte da máquina sem questionar e sem perceber? Quem são estes líderes? Como arrebatam multidões?

  • 2016-03-01 11.00.57.jpg
    Sentimentos de um cidadão brasileiro: a um amigo

    Um cidadão brasileiro olha o mundo e seu país. É impossível não olhar a política brasileira, com escândalos sucessivos de corrupção e um possível impeachment do presidente da república sem pensar no povo brasileiro que padece com a crise. Como descrever o sentimento de um cidadão brasileiro comum a um amigo europeu? Como o brasileiro se sente? Este cidadão fotografa e tenta explicar ao mundo.

  • martin_luther_king-3.jpg
    Carisma: não se aprende na escola

    Fama, riqueza, poder, beleza... Mas o que falta para se parecer um vencedor? Um brilho nos olhos, uma atitude, um comportamento... Falta o que não ensinam na escola e pode-se ficar uma vida inteira sem conhecer: carisma.

  • pico e mar.jpg
    Amigos e trabalho: esta relação pode determinar seu sucesso

    Quem é meu amigo? Quem me ajuda? Por que muitas amizades de trabalho, que se esvaem como pó, influenciam em meu sucesso e equilíbrio? Uma breve pausa para saber quem são seus amigos de trabalho e a força que possuem sobre você.

  • The Lovers, 1928 Rene Magritte.jpg
    Gente Oca - O que é levar um fora nos dias de hoje?

    Gente Oca... Gente que quebra... Pessoas recicláveis e indiferenciadas. O que é se relacionar nos dias de hoje e levar um fora de pessoas sem repertório para conversar ou confortar? Vivendo num mundo onde é necessário coragem para amar e mais coragem ainda para se aproximar das pessoas e ter o choque de saber quem cada um realmente é. Com uma lupa, nossos príncipes viram sapos e as princesas viram pó... Sejam bem vindos ao amor nos dias de hoje.

  • cadeira-barcelona.png
    Bauhaus - Um século de explosão meteórica do design

    Um movimento, uma escola, um estilo... O que foi esta escola alemã fundada na depressão após a Primeira Guerra mundial, que se tornaria o maior fenômeno da arquitetura e design do século XX? Bauhaus foi a primeira escola de design no mundo e disseminou o que hoje parece natural: a combinação de beleza e funcionalidade. Uma viagem pela história da Bauhaus é estilo, modernidade e ideologia, que pode estar em sua sala de estar...