ricardo ferreira

Conjunturas sinápticas resumidas ortográficamente sobre Ciência e Fotografia

Ricardo Ferreira

Físico, fotógrafo, cinéfilo e louco, sempre me apoio em ombros de gigantes para tentar enxergar mais a frente. Interesso-me pelo original, odeio mediocridade e adoro tornar belo, paisagens esquecidas pela poeira do tempo.

  • albert-einstein-17542.jpg
    Medicina VS Física - Amálgama histórico

    O livro "The Physician" de Noah Gordon. Você Conhece?....Chamado de "O Físico" aqui no Brasil e "O médico de Ispahan" em Portugal. Mas a palavra inglesa physician = Médico, physicist = Físico, então por que intitular a obra aqui no Brasil de "O Físico" ? Física e Medicina são a mesma coisa? Veremos...

  • confucio.jpg
    O XAMÃ, O SÁBIO POETA e o FILÓSOFO

    A filosofia, em suas origens mais recônditas, pode ser apreendida como ausência, uma vez que esta philia, pressupõe, de um ou de outro modo, a busca — ou desejo — por algo que já não se detém: a sabedoria.

  • img_4.jpg
    A métrica da Realidade

    O que é realidade? É o que vemos com nosso cérebro? É o que vemos com nossos olhos? Ou estamos na Matrix e logo logo Neo e Trinity entrarão em contato?
    Existe uma realidade física que é absolutamente sólida, mas só começa a existir quando colide com outro pedaço de realidade física. Esse outro pedaço pode ser nós mesmos, afinal também fazemos parte desse momento, mas não precisa necessariamente ser.

  • Tea-Party.png
    ...a velha arenga de que o formado em Medicina e Direito é Doutor.

    A história, que, como boa mentira, muda a todo instante seus elementos, volta à moda. Agora não como resultado de ato de Dona Maria, a Pia, mas como consequência do decreto de D. Pedro I.

  • coelho pato wittgenstein.jpg
    Como nos localizamos no espaço e percebemos o tempo.

    A percepção dos objetos que compõem o mundo — partindo-se do pressuposto de que há realmente um mundo “fora” do homem —, é realizada em momentos diferentes, não simultâneos, em decorrência da finita velocidade de propagação dos impulsos, bem como dos diferentes tempos de processamento neural.

  • Ofiuco1.jpg
    Astrologia ou Astronomia, Ciência ou Mito?

    Críticos da astrologia consideram-na uma forma de pseudociência ou superstição, devido à sua incapacidade de demonstrar o que afirma. Por sua vez, astrólogos contestam testes propostos pela ciência para validar a astrologia nesse sentido. E, quando não se recusam a participar deles, rejeitam seus resultados, apesar destes serem baseados em testes estatísticos e em leis da natureza amplamente validadas.

  • chico-anysio.jpg
    Os filmes também ensinam ciência...

    Quem nunca viu uma cena de filme de ficção, na qual o diretor dedicou alguns minutos explicando a "ciência" do que aconteceu ou do que ia acontecer, para que a história pudesse evoluir?. "Então, você nunca viu um filme de ficção!". Críticas dos "nerds" de plantão estão fazendo com que os roteiristas aproveitem cada vez mais em suas cenas o que chamo de "Ciência Explícita".