risco

"Prefiro a poesia. Um risco, um rabisco. E, depois disso, a eternidade."

Mariana Martins

Flanêur, escritora, observadora, mochileira, arquiteta-urbanista pela FAU USP. Paulista e Paulistana - com muito orgulho -, com um pezinho na cidade do Porto, Portugal de onde tem muitas saudades. Twitta no le_papillon_m.

O fator fofura do design gráfico

Deixando o preconceito com as palavras de lado, a crítica precisa enxergar o trabalho dos designers pelo que são. Nesse caso, o trabalho de Debbie Powell inspira o uso de um termo não muito sério.


Debbie Powell é ilustradora, hand letterer - ou seja, quem faz tipografia à mão. Trabalha com aquarela, tinta, xilogravura, lápis & caneta, além de impressão digital para criar um imaginário completo de... fofura. 2.jpg

Acredite - ou não - fofura foi o melhor termo que encontrei para descrever a linha em que se inscreve o Design criado por Debbie Powell. Não é mérito só dela, mas diversos designers tem apelado para desenhos que se assemelham ao imaginário infantil, em tons na maioria pastéis e que tem um apelo estético para o que é reconhecível numa cultura global de imagens.

Os ônibus vermelhos, guarda-chuvas, bules de chá, a torre do Big Ben caracterizam uma adorável Londres que mora no imaginário coletivo. Assim como o trabalho para Uppercase Magazine, sua mala de aspecto vintage, seus adesivos com jeito de memórias de uma viagem feita por alguém ainda quando criança.

Tudo isso faz dela a figura perfeita para desenhar a linha produzida por Jamie Oliver, que tem tentado implementar um programa de alimentação sadia para crianças, entitulado food revolution - jamie oliver no twitter.

jamie9.jpg

Sua lista de clientes ainda inclui Carluccio’s, Penguin, Tesco, Jamie Oliver, Marks & Spencer, Galison, Walker Books, Simon & Schuster, Lagom Design e a Readers Digest.

Você vê aqui imagens desse trabalho, por que não, ... fofo. E pode encontrar mais ainda em http://debbiepowell.net/

Atenção especial para as capas de livros desenhadas por ela, no final.

london.jpg

luggae-labels.jpg

paris.jpg

jamie1.jpg

jamie11.jpg

NY.jpg

homewares.jpg

summersdale.jpg

simon-schuster.jpg

quadrille1.jpg

headline1.jpg


Mariana Martins

Flanêur, escritora, observadora, mochileira, arquiteta-urbanista pela FAU USP. Paulista e Paulistana - com muito orgulho -, com um pezinho na cidade do Porto, Portugal de onde tem muitas saudades. Twitta no le_papillon_m..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/design// @destaque, @obvious //Mariana Martins