risco

"Prefiro a poesia. Um risco, um rabisco. E, depois disso, a eternidade."

Mariana Martins

Flanêur, escritora, observadora, mochileira, arquiteta-urbanista pela FAU USP. Paulista e Paulistana - com muito orgulho -, com um pezinho na cidade do Porto, Portugal de onde tem muitas saudades. Twitta no le_papillon_m.

Para além do Foto-realismo

Fazer pinturas e desenhos parecerem fotografias está virando lugar comum. Na verdade, há muito artista de rua na República fazendo isso. Pakayla Biehn parece ter ido além, explorando os processos fotográficos na pintura e não apenas o aspecto realista que aparece naturalmente na fotografia.



Quero falar desse trabalho que me emocionou profundamente. Além de lindo - sim, as imagens por si só são comoventes e expressivas - o esmero técnico e a poética de uma técnica sendo usada em outra me fez acreditar nessa artista.

Perceba que eu não me impressiono facilmente com os trabalhos que tem essa pretensão de parecer uma coisa sendo outra. Ao contrário da maioria das pessoas, o ultra-realismo que alguns artistas tem usado para fazer com que desenho ou pintura pareçam fotografia, não me atrai e soa falso.

19_peopleinlove22x14web.jpg

Devo confessar que Pakayla Rae Biehn me surpreendeu muito e me fez mudar de opinião. Não porque eu agora ache que aqueles trabalhos ultra-realistas estão justificados, mas porque ela utiliza uma técnica de fotografia para se expressar através da pintura. E faz isso compondo cenas de certa forma ainda inusitadas. Não apela para a figura da velhinha, ou para o esmero de pintar moedas, jornais, garrafas de vidro, objetos difíceis.

Não se trata de um savoir-faire técnico, mas de uma reflexão a respeito da técnica que resulta no trabalho que você observa abaixo. A série intitulada Double Exposure Series pretende causar na pintura o mesmo efeito da fotografia com dupla exposição, ou aquele tipo de fotografia em que duas exposições são sobrepostas.

Desde seu trabalho anterior, o Photorealism, já percebe-se uma evolução na maturidade do trabalho.

19_hopetheressomeone28x19web.jpg

19_img1459.jpg

19_img1460-1.jpg

19_onandeveroneward26x18web.jpg

19_websitehopetheressomeone.jpg

19_websitegrassgirl.jpg

Você vê mais do artista em http://www.youshouldtakecare.com/

Mariana Martins

Flanêur, escritora, observadora, mochileira, arquiteta-urbanista pela FAU USP. Paulista e Paulistana - com muito orgulho -, com um pezinho na cidade do Porto, Portugal de onde tem muitas saudades. Twitta no le_papillon_m..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do obvious sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
x4
 
Site Meter