salada cultural

Misturando cinema, história e música para ver no que dá.

Matheus Bastos

Midiólogo e jornalista. Politizando a mídia para não midiatizar a política.

  • Blackkklansman: Infiltrado no PSL...e na Klan

    Filme se inspirou em vida real de polícial norteamericano, contada no livro "Black Klansman" de 2014. Para os brasileiros, serve para refletir aspectos da política contemporânea e os confrontos entre a esquerda colorida e a direita trash

  • Poliana 1.jpg
    As Aventuras de Poliana, a ideologia paulista e a Revolução de 1932

    Por Regina Leal,

    Agora porque a novelinha do SBT, escrita pela mulher do Sílvio Santos segura todas as noites o segundo lugar(as vezes primeiro) isolado em audiência no horário? A família tradicional brasileira resolveu assistir a trama, ao passo que a hegemonia da elite liberal da Globo no ramo das novelas decaiu vertiginosamente. Nossa versão é parecida com a adaptação feita pelo anime, de 1986, para a Fuji TV, exibidora de animes como Naruto, Samurai X e Astro Boy

  • 21.jpg
    Sopranos e a opinião pública: vilão, marginal ou herói?

    Há muito, muito tempo atrás, em uma terra muito, muito distante, existia uma coisa chamada televisão. E mais surpreendente de tudo: as pessoas se divertiam com aquilo. E se divertiam de verdade. Por isso, quem produzia conteúdo nela parecia que realmente queria agradar o público. Remotos tempos medievais…

  • 329431-vera-chytilova-768x576.png
    Daises: As pequenas margaridas selvagens

    Daises, ou "As Pequenas Margaridas", é um filme de 1966 marcado por um contexto de disputas políticas, no qual a Checoslováquia se encontrava em uma nova perspectiva econômica, política, social e cultural, principalmente pelo fim da Segunda Guerra Mundial e a expansão da União Soviética para os países da Europa Oriental. Este artigo é uma leitura possível, mas nunca total, sobre o filme, buscando estabelecer alguns aspectos sobre o período histórico e como esse influência amplamente no desenvolvimento de uma estética única, muito apropriada posteriormente por outros filmes e videoclipes.

  • black-girl-final-shot.jpg
    Que horas ela volta? e Black Girl: 49 anos de de igualdade e diferença

    Como se sabe, Que horas Ela Volta tem sido bastante comentado (de forma positiva e negativa) desde que sua possível participação no oscar foi anunciada. O filme trata de uma questão polêmica que vai além dos problemas nacionais, que é a questão da servidão e de seu desdobramento na nossa sociedade moderna, porém essas críticas estão longe de serem novidade, demonstrando como o Brasil está atrasado no debate. Em 1966 o diretor e escritor Ousmane Sebene, do Senegal, dirigiu o filme Black Girl, que tem o mesmo tipo de crítica social e uma construção bem parecida com a de Que Horas Ela Volta, sendo sua principal diferença apenas os tempos das narrativas e suas peculiaridades. Este artigo é uma espécie de análise comparativa possível dos filmes, de fato que por vezes será necessário revelar detalhes sobre o enredo, mas não contendo spoilers sobre seus finais.

  • feb-na-italia.jpg
    Estrada 47: a cobra que fumou

    O Cinema do Brasil não tem a tradição de fazer adaptações de fatos ou obras os quais possam se considerar não terem ligação com a cultura nacional. Estrada 47 rompe justamente com essa ideia ao abordar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Esse Artigo é uma análise possível do filme, por isso contem alguns spoilers sobre o enredo do mesmo.

  • Uzodinma-Beasts-of-no-nation-set-ventures-africa.jpg
    Bestas Sem Nação (?)

    O filme Beasts Of No Nation tem gerado muitos comentários da crítica e dos espectadores. Como um filme sobre uma realidade de guerra atual os holofotes se viram. Mas será que o filme é realmente tudo que se especula? Esta é uma análise possível do filme, por isso contém spoilers sobre o enredo do filme, mas mesmo assim não contemplando todas as possibilidades de discussão sobre o filme.

  • IECOAoH.jpg
    Spike Jonze: o homem e a carreira por trás de "Ela"

    "Ela" foi um verdadeiro sucesso, mas não foi do nada que Spike Jonze surgiu para dirigi-lo, vamos ver algumas outras obras da carreira do diretor.

  • kubrick-on-the-shining-set.jpg
    O Iluminado Kubrick: filme faz 34 anos.

    Dia 23 de maio de 1980 foi quando foi originalmente lançado "O Iluminado" adaptação do livro homónimo de Stephen King. Hoje o filme faz 34 anos e continua fazendo novos fãs e sendo cultuado pelos antigos. Vamos ver algumas curiosidades sobre o filme, suas lendas e mitos.

  • 10339360_10152439712820309_1130545321941515713_o.jpg
    Turn Blue: Um álbum sem propaganda enganosa no título.

    Turn Blue é o mais novo álbum da banda de blues rock The Black Keys, que é considerada por muitos um dos últimos suspiros do rock clássico. O álbum é sucessor do El Camino, álbum lançado em 2011 e que foi a confirmação de sucesso da banda. Sendo elogiado pela crítica, pelos ouvintes e faturando três grammys: um por melhor disco de rock do ano, por melhor performance e música de rock pela faixa Lonely Boy. Mas será que no seu novo álbum a banda consegue manter o nível e o status de "as novas caras do rock clássico", sem cair na maldição do álbum que sucede o sucesso?

  • MK-AT493_disney_DV_20081216164524.jpg
    Super Homem, Forest Gump e Mickey Mouse Em Cima Do Muro.

    Após o termino da Segunda Guerra Mundial o mundo ficou divido entre os Estados Unidos e a União Soviética,
    já que muitos dos países da Europa, como França e Inglaterra, estavam decadentes devido a guerra e buscando
    se restabelecer. Ao mesmo tempo cresciam cada vez mais as produções cinematográficas de Hollywood, e com
    isso elas começaram a tomar um novo aspecto e adquirindo cada vez mais um novo valor na vida e na mente das
    pessoas.