salada cultural

Misturando cinema, história e música para ver no que dá.

Matheus Bastos

Historiador e entusiasta do Cinema. Interessado nas relações entre o cinema, música e história em seus diversos tempos e momentos. Cultura, política e filosofia, e suas relações contextuais.

  • 329431-vera-chytilova-768x576.png
    Daises: As pequenas margaridas selvagens

    Daises, ou "As Pequenas Margaridas", é um filme de 1966 marcado por um contexto de disputas políticas, no qual a Checoslováquia se encontrava em uma nova perspectiva econômica, política, social e cultural, principalmente pelo fim da Segunda Guerra Mundial e a expansão da União Soviética para os países da Europa Oriental. Este artigo é uma leitura possível, mas nunca total, sobre o filme, buscando estabelecer alguns aspectos sobre o período histórico e como esse influência amplamente no desenvolvimento de uma estética única, muito apropriada posteriormente por outros filmes e videoclipes.

  • black-girl-final-shot.jpg
    Que horas ela volta? e Black Girl: 49 anos de de igualdade e diferença

    Como se sabe, Que horas Ela Volta tem sido bastante comentado (de forma positiva e negativa) desde que sua possível participação no oscar foi anunciada. O filme trata de uma questão polêmica que vai além dos problemas nacionais, que é a questão da servidão e de seu desdobramento na nossa sociedade moderna, porém essas críticas estão longe de serem novidade, demonstrando como o Brasil está atrasado no debate. Em 1966 o diretor e escritor Ousmane Sebene, do Senegal, dirigiu o filme Black Girl, que tem o mesmo tipo de crítica social e uma construção bem parecida com a de Que Horas Ela Volta, sendo sua principal diferença apenas os tempos das narrativas e suas peculiaridades. Este artigo é uma espécie de análise comparativa possível dos filmes, de fato que por vezes será necessário revelar detalhes sobre o enredo, mas não contendo spoilers sobre seus finais.

  • feb-na-italia.jpg
    Estrada 47: a cobra que fumou

    O Cinema do Brasil não tem a tradição de fazer adaptações de fatos ou obras os quais possam se considerar não terem ligação com a cultura nacional. Estrada 47 rompe justamente com essa ideia ao abordar a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Esse Artigo é uma análise possível do filme, por isso contem alguns spoilers sobre o enredo do mesmo.

  • Uzodinma-Beasts-of-no-nation-set-ventures-africa.jpg
    Bestas Sem Nação (?)

    O filme Beasts Of No Nation tem gerado muitos comentários da crítica e dos espectadores. Como um filme sobre uma realidade de guerra atual os holofotes se viram. Mas será que o filme é realmente tudo que se especula? Esta é uma análise possível do filme, por isso contém spoilers sobre o enredo do filme, mas mesmo assim não contemplando todas as possibilidades de discussão sobre o filme.

  • 1795079-vintage-trouble-sxsw-2012-3-billboard-617-409.jpg
    Vintage Trouble: o antigo nunca esteve tão na moda

    Cada vez mais, podemos ver o crescimento e a aparição de bandas e artistas que usam elementos, com forte influência do blues, jazz e afins na composição de seu som. Conheça o Vintage Trouble.

  • IECOAoH.jpg
    Spike Jonze: o homem e a carreira por trás de "Ela"

    "Ela" foi um verdadeiro sucesso, mas não foi do nada que Spike Jonze surgiu para dirigi-lo, vamos ver algumas outras obras da carreira do diretor.

  • Jack-White-Interview-Magazine-02.jpg
    Lazaretto: O Empolgante, o Divertido e o Monótono

    O segundo álbum solo de Jack White já pode ser ouvido na internet, disponibilizado pelo próprio cantor.

  • kubrick-on-the-shining-set.jpg
    O Iluminado Kubrick: filme faz 34 anos.

    Dia 23 de maio de 1980 foi quando foi originalmente lançado "O Iluminado" adaptação do livro homónimo de Stephen King. Hoje o filme faz 34 anos e continua fazendo novos fãs e sendo cultuado pelos antigos. Vamos ver algumas curiosidades sobre o filme, suas lendas e mitos.

  • 10339360_10152439712820309_1130545321941515713_o.jpg
    Turn Blue: Um álbum sem propaganda enganosa no título.

    Turn Blue é o mais novo álbum da banda de blues rock The Black Keys, que é considerada por muitos um dos últimos suspiros do rock clássico. O álbum é sucessor do El Camino, álbum lançado em 2011 e que foi a confirmação de sucesso da banda. Sendo elogiado pela crítica, pelos ouvintes e faturando três grammys: um por melhor disco de rock do ano, por melhor performance e música de rock pela faixa Lonely Boy. Mas será que no seu novo álbum a banda consegue manter o nível e o status de "as novas caras do rock clássico", sem cair na maldição do álbum que sucede o sucesso?

  • MK-AT493_disney_DV_20081216164524.jpg
    Super Homem, Forest Gump e Mickey Mouse Em Cima Do Muro.

    Após o termino da Segunda Guerra Mundial o mundo ficou divido entre os Estados Unidos e a União Soviética,
    já que muitos dos países da Europa, como França e Inglaterra, estavam decadentes devido a guerra e buscando
    se restabelecer. Ao mesmo tempo cresciam cada vez mais as produções cinematográficas de Hollywood, e com
    isso elas começaram a tomar um novo aspecto e adquirindo cada vez mais um novo valor na vida e na mente das
    pessoas.

Site Meter