sandálias magnéticas

Artes plásticas, Literatura e outros vórtices

Michel Peres

Além de escrever para esse blog, o autor alimenta uma página no Twitter e um outro blog no Tumblr, onde brinca de escrever contos. Tem facilidade em conversações que utilizam inteiramente o lado esquerdo do cérebro (ainda imbatível em matéria de goiabas).

Traços de Família: retratando parentes

Ao longo da História da arte é comum observar o cuidado com que artistas tiveram ao retratar seus parentes. O amor pelos filhos, pelas esposas, pelos pais. Ou a necessidade inerente à pobreza, que obriga o artista a pintar a si próprio, seus parentes ou amigos, quando a falta de dinheiro não permite pagar pelo trabalho de modelos. Da pintura à fotografia, a utilização de familiares como modelos é algo atemporal, uma espécie de tema persistente e que, bastante provável, será ainda muito explorado pelos artistas.


Frederic Leighton - (1864-65) mãe e filha.jpg Frederic Leighton - (1864-65) Mãe e filha (Esposa e filha do Barão de Leighton, pintor e escultor inglês do século 19)

Lucian Freud - (1951-1952) garota com um cachorro branco.jpg Lucian Freud - (1951-1952) Garota com um cachorro branco (Retrato de Kitty Garman, primeira esposa de Freud. Os dois se casaram em 1948. O cachorro original, que era preto, morreu antes do quadro ser terminado, o que levou Freud a trocar pelo outro cão, branco, que o casal tinha em casa)

Rembrandt van Rijn - (1655) Titus na sua carteira.jpg Rembrandt van Rijn - (1655) Titus na sua carteira (O filho de Rembrandt, com 13 ou 14 anos)

Robert Mapplethorpe - (1975) Patti Smith.jpg Robert Mapplethorpe - (1975) Patti Smith (O amor que esses dois sentiam um pelo outro, que foi contado por Patti Smith no livro autobiográfico "Só Garotos", é algo que vai para além de qualquer grau de parentesco. Esta foi uma das fotos tiradas por Mapplethorpe para servir de capa do disco ´Horses`, de Smith. Outra foi a escolhida)

Vincent van Gogh - (1881) retrato do pai do artista.jpg Vincent van Gogh - (1881) Retrato do pai do artista (Um dos primeiros trabalhos de Van Gogh, sem a utilização dos caros tubos de tinta)

Pablo Picasso - (1924) Paulo como Alerquim.jpg Pablo Picasso - (1924) Paulo como Alerquim (Picasso fez vários retratos utilizando membros de sua família como modelos. Sua mãe, seus filhos, esposas e amantes - se é que podemos inserí-las no grupo "familiares" - posaram para o mestre do espanhol)

Jeff Koons - (1990-91) da série ´Jeff eating Ilona` Posição 3 (Kama Sutra).jpg Jeff Koons - (1990-91) da série ´Jeff eating Ilona` Position 3 [Kama Sutra] (No início dos anos 1990 Koons se envolveu com a atriz italiana Ivona, mais conhecida pelos aficionados do pornô como Cicciolina. Alguns membros da mídia entenderam esse relacionamento como mais uma das jogadas autopromocionais de Koons. Em esculturas, ele representou os dois em pleno ato sexual)

Max Beckmann - (1909) Retrato duplo do pintor com sua mulher.jpg Max Beckmann - (1909) Retrato duplo do pintor com sua mulher (Assim como Rembrandt e Picasso, Max Beckmann foi um prolífico pintor de autorretratos. Aqui temos um de sua juventude e com sua esposa Minna Tube. Os dois se conheceram em 1902, na escola de Arte de Weimar)

Suzanne Valadon (c.1892)- retrato de Erik Satie.jpg Suzanne Valadon (c.1892)- Retrato de Erik Satie (Suzanne Valadon, que além de pintora posou como modelo para vários dos artistas relacionados ao Impressionismo e ao Pós-Impressionismo, fez este retrato do compositor Erik Satie, com quem teve um rápido caso de seis meses)

Tamara de Lempicka - (1928) retrato de um homem [incompleto].jpg Tamara de Lempicka - (1928) Retrato de um homem [incompleto] (A mão esquerda no quadro não chegou a ser terminada, ficando no esboço. Reza a lenda que foi devido ao rompimento da relação que Lempicka teve com este homem)

Gottfried Helnwein - (1987) A Última Ceia (A evidência para a existência de Deus).jpg Gottfried Helnwein - (1987) A Última Ceia [A evidência para a existência de Deus] (Nessa foto vemos o artista austríaco junto a sua esposa e filha. Faz parte de um trabalho chamado Der Untermensch, "O Subhumano", realizado entre 1986 e 87)

Emil Nolde - Retrato de Ada.jpg Emil Nolde - Retrato de Ada (Ada Vilkstrup foi a esposa do pintor alemão Emil Nolde. Junto ao desenho ele inseriu o seguinte texto: "Minha pequena Ada - para nossa mãe")

Edouard Manet - (1860) retrato de senhor e senhora Auguste Manet.jpg Édouard Manet - (1860) Retrato de senhor e senhora Auguste Manet (Os pais do artista)

Gilbert & George - (1985) Nós somos.jpg Gilbert & George - (1985) Nós somos (Gilbert e George são dois artistas ingleses, gays e formam um casal na vida amorosa e artística. Eles aparecem representados em vários de seus painéis)

Henri Matisse - (1905) Madame Matisse [la raie verte].jpg Henri Matisse - (1905) Madame Matisse [la raie verte] (Retrato da esposa de Matisse, famoso pelo "raio verde" que divide o rosto dela. A preocupação com o arranjo de cores foi uma das essências do fauvismo)

Albrecht Dürer - (1514) Retrato da mãe de Dürer.jpg Albrecht Dürer - (1514) Retrato da mãe de Dürer (Retrato de Bárbara Dürer, mãe do artista. Ela teve 18 filhos, mas apenas três morreram depois dela. O cansaço e a tristeza marcam esse desenho , feito com carvão)

Diego Rivera - (1928) O Arsenal - Frida Kahlo distribui armas.jpg Diego Rivera - (1928) O Arsenal - Frida Kahlo distribui armas (Rivera inseriu Frida Kahlo, com quem casou duas vezes, nesse quadro de teor revolucionário)

Tracy Emin - (1995) Todos com quem já dormi 1963-1995.jpg Tracy Emin - (1995) Todos com quem já dormi 1963-1995 (O nome já explica tudo. Dentro desta tenda de acampar, Tracy colocou pequenos cartazes com os nomes de todos os parceiros sexuais com quem ela se relacionou desde quando nasceu até o ano de 1995. A tenda foi destruída no incêndio do armazém Momart, Londres, em 2004)

Richard Billingham - (1993-5) Sem título.jpg Richard Billingham - (1993-5) Sem título (Billingham fotografou seu pai, um alcoólatra inveterado com jeitão de William Burroughs. Resta saber como o gato chegou lá em cima)

Henri de Toulouse-Lautrec - (1883) Condessa Adèle-Zoe de Toulouse-Lautrec, mãe do artista.jpg Henri de Toulouse-Lautrec - (1883) Condessa Adèle-Zoe de Toulouse-Lautrec, mãe do artista

Butz & Fouque.jpg Butz & Fouque (Duas irmãs artistas que trabalham juntas. Seguem a tradição da arte do corpo, posando juntas em fotos que se situam entre o cômico e o sensual)

Paul Cézanne - (1866) Louis-Auguste Cézanne lendo L´Evenement.jpg Paul Cézanne - (1866) Louis-Auguste Cézanne lendo L´Evenement (O austero pai de Cézanne, que era um homem de negócios, aceitou posar para o filho lendo uma edição do jornal L´Evenement, que publicava artigos de Émile Zola, amigo de Cézanne. O artista dando, assim, uma piscadela para o amigo)

Billy Childish - (2001) Billy and Traci.jpg Billy Childish - (2001) Billy e Tracy (Childish faz parte de um grupo de pintores conhecidos como "Os Stuckistas", que pregam o fim da arte conceitual e uma revalorização da pintura como mídia. Aqui temos um autorretrato com a também artista Tracy Emin, com quem Childish se relacionou no final dos anos de 1980)

Amedeo Modigliani - Mulher com chapéu.jpg Amedeo Modigliani - Mulher com chapéu (Um retrato de Jeanne Hébuterne, uma jovem estudante de artes com a qual Modigliani manteve um conturbado relacionamento. Culpa, principalmente, da inclinação do pintor para a bebida)

Franz von Stuck - (1916) Mary como espanhola.jpg Franz von Stuck - (1916) Mary como espanhola (Stuck desenvolveu vários trabalhos utilizando sua filha como modelo, onde ela posou para ele vestindo diversos trajes diferentes)


Michel Peres

Além de escrever para esse blog, o autor alimenta uma página no Twitter e um outro blog no Tumblr, onde brinca de escrever contos. Tem facilidade em conversações que utilizam inteiramente o lado esquerdo do cérebro (ainda imbatível em matéria de goiabas)..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp, eros //Michel Peres