Em obras como Feliz Ano Novo e Secreções, excreções e desatinos, fica evidente a engenhosidade do escritor mineiro na construção dos textos, que se valem de escatologias, atos de violência e depravações como recursos linguísticos poderosos, que só confirmam o refinamento literário do autor.
No contexto da Geração de Coimbra, em 1870, o escritor Antero de Quental teve papel destacado, sendo um nome forte do realismo português, cujas discussões filosóficas davam contas de temas de grande relevância social para o período.
Martinho Lutero (1483-1546) comandou uma reforma de grande repercussão teológica, ideológica, histórica e política, haja vista suas implicações sociais, comportamentais, artísticas, educacionais.
O ensino da história da África e do negro na sociedade e na escola brasileira deve partir da desconstrução de uma história africana, contada no âmbito da educação escolar, que é distorcida, falsificada e preconceituosa.
Com uma visão fortemente niilista, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche associa a democracia a ideias cristãs, que pregam a igualdade de maneira equivocada. Embora possam ser lidas como exageradas em alguns aspectos, as críticas de Nietzsche deixam um legado fundamental para se refletir acerca do papel no estado na garantia dos direitos humanos essenciais.
Etnias ciganas chegaram ao Brasil em uma perspectiva excludente de cidadania. Só muito recentemente cresceu um movimento de etnias ciganas com associações buscando espaço de participação no estado.
A persistência do racismo no Brasil está de mãos dadas a uma falta de sensibilidade diante de um quadro de opressão social em relação aos negros, que inclui falta de acesso a direitos sociais básicos, baixa participação política, tratamento desigual em estabelecimentos comerciais, se comparado a como são tratados os indivíduos de outras etnias.
A expansão portuguesa, segundo o historiador Luís Filipe Thomaz, foi uma resposta à crise do século XIV naquele país, que via no ultramar a possibilidade de recompor suas rendas e estender seus domínios. “A ação do Estado português, ...
Em livro de estreia, poeta pernambucana Julya Vasconcelos volta o olhar para si mesma, costurando pontes entre memórias, dores existenciais, referências literárias, estéticas e acadêmicas.
Estar na vida plenamente é assumir compromisso com o encantamento a todo custo. Encantar e ser encantado, renovar e inovar quando necessário, enaltecendo o autêntico, o espontâneo, o inesperado.
Defuntos têm papel no avanço da medicina, na investigação de crimes e até ajudam a salvar vidas, com transplante de órgãos doados. Literatura, cinema e artes plásticas se inspiram na morbidez do tema
Argentino radicado no Uruguai, Troche faz parte de uma nova geração de quadrinistas latino-americanos cujo trabalho é acompanhado com interesse no Brasil