Fellipe Torres

Jornalista e produtor editorial, entusiasta de pintura e fotografia. Mata um leão por dia na tentativa do ultra-humano.
[email protected]

Dos impactos na vida alheia

Estar atento aos detalhes e aos efeitos de nossa existência sobre as outras pessoas é um investimento baixo com retorno alto.


Marina-Abramovic.jpg

Ter percorrido várias vezes o mesmo caminho torna alguém capaz de evitar tropeços em pedras e pisões em poças de lama. Esse aprendizado surge também na recorrência das diferentes relações humanas, para as quais somos, a priori, completamente despreparados. Passamos pela vida dos outros dando solavancos, gerando dúvidas, desconfortos, inseguranças, na maioria das vezes sem nem perceber.

Estar atento aos detalhes e aos efeitos de nossa existência sobre as outras pessoas é um investimento baixo com retorno alto. Faz com que conquistemos a confiança dos pares com mais facilidade, com que fortalecemos essas relações e tornemos ela mais proveitosa para ambos os envolvidos. Naturalmente, sempre haverá indivíduos com os quais será difícil interagir, evoluir, compartilhar, mas no contato com esses o importante é ter ciência do que nos afeta, do que nos acrescenta, e todo o resto pode ser descartado.

Sim, a interação com o outro sempre poderá ser feita no modo automático, sem filtros, cuidados ou delicadezas, e talvez assim dê até menos trabalho. Contudo, dessa forma estaremos desperdiçando o potencial de gerar mais valor nas trocas humanas, de beneficiar e ser beneficiado, de deixar marcas cada vez mais positivas e duradouras. Se o altruísmo não for suficiente para motivar essa mudança, que ela ocorra ao menos por razões egoístas: é uma ferramenta para ser bem quisto, admirado e bem relacionado.


Fellipe Torres

Jornalista e produtor editorial, entusiasta de pintura e fotografia. Mata um leão por dia na tentativa do ultra-humano. [email protected]
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/sociedade// //Fellipe Torres