sem meias

É o infinito que leva, e o tom que encaminha...

Marcelo de Callis

Sem meias nos pés e sem meias palavras, sempre ultrapassando o habitual!

Cinco motivos para o rock manter-te vivo!

Esta pequena lista mostra alguns álbuns de rock gravados ao vivo que simplesmente deixam de lado qualquer crítica. É barulho para qualquer hora, qualquer humor e qualquer dimensão.


jimmy-page.jpg

Os 5 motivos (álbuns) citados neste artigo mostram as bandas em uma excelente forma. São peças singulares, onde os integrantes demonstram uma alta qualidade performática além dos improvisos de alta qualidade.

1º Motivo: The Rolling Stones - Get Yer Ya Ya´s out (1970) Rolling-Stones-Get-Your-Ya-Yas-Out.jpg

É praticamente o primeiro registro gravado ao vivo dos Stones. O disco conta com os sucessos da banda como "Jumpin Jack Flash", "Stray Cat Blues" e "Love in Vain", além de covers fantásticos de canções de Chucky Berry e Robert Johnson. A banda mostra um som inigualável, Watts, Wyman, Taylor, Jagger e Richards exibem um entrosamento excepcional. As levadas de blues potencializadas pelas guitarras de Richards são o ápice do concerto. "Midnight Rambler" traduz um pouco a força do álbum.

2º Motivo: The Who - Live at leeds (1970) live_at_leeds1.jpg

O quarteto havia acabado de lançar sua ópera rock "Tommy" em 1969, atingindo um enorme sucesso. Mas o que chamava atenção no Who era fazer barulho, e barulho de ótima qualidade. Na universidade de Leeds decidiram gravar um álbum ao vivo. O concerto contava com os sucessos da banda, além de uma versão na íntegra da ópera rock "Tommy". É um álbum para se ter na estante, o som captado nesta gravação é transcendental. O destaque vai para a bateria infernal de Keith moon, o baixo distorcido de Entwistle, a guitarra raivosa de Townshend, tudo isso acoplado a voz de Roger Daltrey que no momento mostrava sua melhor forma.

3º Motivo: Led Zeppelin - The songs remains the same (1976) the songs remais the same.jpg

O show realizado em 1973 no Madison Square Garden em Nova Iorque foi um dos mais emblemáticos da carreira do Led Zeppelin. O show contou com grandes sucessos da banda inglesa, tanto que em 1976 foi lançado um filme/documentário da apresenttação juntamente com um álbum contendo sua trilha sonora. O "soundtrack" da película nada mais é que a épica performance do Led na ocasião. Em 2007 o disco passou por um severo processo de remasterização além da inclusão de mais algumas músicas que não fizeram parte da primeira tiragem do álbum. O som do Led Zeppelin é incomparável, Bonham e Paul Jones mostram sua versatilidade, Plant sua liderança e voz brilhante, tudo isso unido as guitarras enigmáticas de Page. É uma obra rara.

4º Motivo: Scorpions - Tokyo Tapes (1978) Tokyo-Tapes.jpg

O show é uma das últimas amostras do quinteto alemão com as guitarras de Uli Roth. O grupo possui uma enormidade de fãs no Japão, e foi lá que decidiram gravar seu primeiro álbum ao vivo. Os anos setenta foram de muito proveito para a banda, eles realizavam um som mais pesado comparado com sua tragetória nos anos 80. Liderados pela voz de Klaus Meine e as guitarras de Schenker e principalmente de Uli Roth , a banda simplesmente grava um de seus melhores álbuns, compilando vários de seus clássicos dos anos 70.

5º Motivo - Queen - Live Killers (1979) live killers.jpg

A banda inglesa finalizava sua turnê do álbum “Jazz”, e foi durante esse período da gira europeia que gravou seu primeiro álbum ao vivo. O disco duplo reúne sucessos de todos os discos da banda até então. Freddie Mercury demonstra qualidade vocal fantástica, May, Taylor e Deacon estão em ótima fase. O disco possui versões de algumas canções como "Death on Two Legs", "Dreamers Ball" e "Spread Your Wings" que nunca mais foram tocadas ao vivo na tragetória do grupo durante os anos oitenta.

Estes são os cinco motivos para o rock manter-te vivo, é claro que existem inúmeros álbuns que gostaria de citar, mas quando penso em algo forte, estes cinco nomes vem à cabeça. Portanto, independentemente de como esteja a vida, o conteúdo destes álbuns sem dúvida irão florescer seja qual for o sentimento que te persegue no momento. Abra um uísque, um vinho ou uma cerveja e viva o ROCK and ROLL!

Rainbow-Long Gatefold Inside [1024x768].jpg


Marcelo de Callis

Sem meias nos pés e sem meias palavras, sempre ultrapassando o habitual! .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/// @destaque, @obvious //Marcelo de Callis