sem receita

Soluções espontâneas e esporádicas para o tédio da alma.

Camilo Alves Nascimento

Escritor por natureza, mesmo sem saber sobre o que escreve. Mineiro que gosta de rock, apaixonado pela beleza urbana e por todas as suas sutilezas. Insone, ex-fumante, que busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua. E acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas.

Cicatrizes: Uma Graphic Novel de Imagens e Impacto

Cicatrizes é uma graphic novel autobiográfica de David Small, em que ele conta sua conturbada infância, em meio os mal tratos de seus pais, a descoberta de um câncer e agonia de estar vivo. Seu grande destaque é forma como a narrativa acontece, existe uma ausência de falas que são compensadas pelos traços precisos e altamente expressivos de Small. Em Cicatrizes as imagens valem muito mais que palavras.


Cicatrizes é a Graphic Novel autobiográfica de David Small. Small é um ilustrador que trabalha com livros infantis e editoriais.

A diferença de Cicatrizes se encontra em dois elementos: sua própria história e a forma como ele a conta.

Thumbnail image for cicatrizes capa.jpg

Cicatrizes aborda a infância e o começo da adolescência de Small. Vivendo em uma família na qual a mãe não gosta do filho e o pai é totalmente negligente, ele cresce em um cenário completamente conturbado, em meio a rejeição, a visível diferença de tratamento dada ao seu irmão, e a descoberta de um caroço em seu pescoço.

O cenário parece comum ao de muitas outras histórias de crianças rejeitadas pelos pais, no entanto, se destaca pelo sofrimento real do garoto, e a intensidade com que seus pais o maltratam.

Devido a falta de importância dada ao garoto, ele é tardiamente diagnosticado com câncer. A cirurgia de remoção é um sucesso, mas como efeito colateral ele perde a voz, devido a retirada das cordas vocais.

Thumbnail image for Cicatrizes David small feto.jpeg

É assim, totalmente coagido, com uma família que não se importa com ele e sem voz, que Small se vê obrigado a crescer. Com isso, podemos perceber que Cicatrizes já é diferente se qualquer outra história do gênero.

Small domina toda narrativa, deixando para o final revelações imprevisíveis, e que de forma alguma tornam Cicatrizes um clichê.

stitches_disappear4.jpg

O desespero, agonia e rejeição são os sentimento de toda a Graphic Novel, o que nos leva ao outro aspecto que diferencia Cicatrizes de outras Graphic Novels: a forma como ela é contada.

A história toda é feita com ilustrações em cinza, de tom pastel. Os traços firmes e fortemente expressivos constroem perfeitamente a agonia de toda a obra. Tudo isso funciona em perfeita sintonia com a narrativa.

Em Cicatrizes a ausência de falas é mais importante que qualquer diálogo, suas ilustrações ganham força, expressando de forma precisa qualquer sentimento. Existem em toda a obra uma grande sequência de blocos sem nenhum diálogo, apenas imagens.

Cicatrizes é uma obra de arte completa, e uma das melhores Graphic Novel dos últimos anos. O Estilo de David Small não é único, mas com certeza é um dos melhores.

Cicatrizes é uma obra para ser lida de uma única vez, levando o leitor à uma montanha russa de sensações.

Uma verdadeira obra literária melancólica, nesse caso feita no melhor estilo das Graphic Novel: narrativa, sentimentos, belas ilustrações e quase ausência de diálogos.

Se quiser saber mais sobre David Small, visite o site oficial aqui.

Cicatrizes2.jpg


Camilo Alves Nascimento

Escritor por natureza, mesmo sem saber sobre o que escreve. Mineiro que gosta de rock, apaixonado pela beleza urbana e por todas as suas sutilezas. Insone, ex-fumante, que busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua. E acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Graphic Novel// @destaque, @obvious //Camilo Alves Nascimento