sem receita

Soluções espontâneas e esporádicas para o tédio da alma.

Camilo Alves Nascimento

Escritor por natureza, mesmo sem saber sobre o que escreve. Mineiro que gosta de rock, apaixonado pela beleza urbana e por todas as suas sutilezas. Insone, ex-fumante, que busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua. E acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas.

"O Dorminhoco": Um Filme Esquecido de Francis Ford Coppola

O Dorminhoco é um filme infantil baseado na história de Rip Van Winkle e filmado por Francis Ford Coppola para uma série infantil chamada Faerie Tale Theatre (Teatro dos Contos de Fada). Uma verdadeira obra de arte esquecida.


Francis Ford Coppola é conhecido, pelos cinéfilos, como o responsável pelo que é considerada a melhor trilogia do cinema: a trilogia do Poderoso Chefão.

Entre outros filmes é dele o maravilhoso Apocalypse Now (1979). Mas antes do seu sucesso, e do que ele denomina como filmes comerciais, ele realizou ainda na faculdade alguns filmes pornos, experimentais e artísticos.

Thumbnail image for francisfordcoppola.jpg

E também, quando criança, Coppola dedicava-se a criação de bonecos para o seu teatro infantil de marionetes.

"O Dorminhoco" é um filme feito com base nessas suas experiências. Ele junta todas essas características do teatro infantil, e de filmes experimentais, com um conto de Washington Irvin, chamado Rip Van Winkle, recriando um universo de fábula infantil, com cenários lúdicos e lisérgicos (destaque para os movimentos que o céu do cenário realiza).

Esse projeto fazia parte de uma série de TV americana chamada Faerie Tale Theatre (Teatro dos Contos de Fada), na qual a ideia era recontar contos de fadas em versões mais requintadas, com aspectos de cinema.

Entre alguns diretores e atores que participaram deste projeto, estão nomes como: Robin Williams, Christopher Reeve, Malcolm McDowell, Liza Minnelli, Susan Sarandon, Matthew Broderick, o stone Mick Jagger, entre outros. Até Tim Burton dirigiu um episódio: Aladim e a lâmpada maravilhosa.

ripvanwinklecj7.jpg  800×970 .png

Esse conto de fadas do Coppola nos mostra o quão artístico ele pode ser, os cenários são excelentes, as cores e a fotografia são vivas, abusando de cores fortes e sóbrias. Utilizando todos os seus conhecimentos teatrais ele nos leva para um mundo paralelo, mágico, misterioso e extremamente divertido.

O Dorminhoco é uma obra de arte feita para crianças, mas que pode, e deve ser, admirada como cinema.

Coppola para crianças, mas sempre um deus da Sétima Arte.

Pra quem tiver interesse, é possível assistir o filme completo no Youtube. Vai um trecho dublado:


Camilo Alves Nascimento

Escritor por natureza, mesmo sem saber sobre o que escreve. Mineiro que gosta de rock, apaixonado pela beleza urbana e por todas as suas sutilezas. Insone, ex-fumante, que busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua. E acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Cinema// @destaque, @obvious //Camilo Alves Nascimento