sem receita

Soluções espontâneas e esporádicas para o tédio da alma.

Camilo Alves Nascimento

Escritor por natureza, mesmo sem saber sobre o que escreve. Mineiro que gosta de rock, apaixonado pela beleza urbana e por todas as suas sutilezas. Insone, ex-fumante, que busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua. E acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas.

Fun Home: Uma Tragicomédia em Família

Fun Home é a obra primorosa da cartunista Alison Bechdel. Mais do que uma Graphic Novel, Fun Home é uma obra literária com caráter biográfico. Através da história da sua vida ela consegue mesclar com maestria vários estilos literários, produzindo uma romance gráfico com sentimento, estilo e um valor artístico muito raro. Para os que gostam de literatura, quadrinhos e poesia é uma leitura obrigatória.


Fun Home é a obra primorosa de Alison Bechdel, cartunista estadounidense, nascida em 1960 e autora da tira "Dykes to watch out for" (algo como, "Sapatas para ficar de olho").

fun_home_capa.jpg

Lésbica assumida desde seus 20 anos, ganhou destaque quando suas tiras começaram a ser creditadas em várias revistas gays independentes.

Em Fun Home( brincadeira em inglês com a palavra Funeral), Bechdel conta sua vida, desde sua infância em uma casa funerária, passando pela descoberta de sua sexualidade, até o suposto suicídio de seu pai.

Durante esse percurso, ainda descobrimos as aventuras sexuais de seu pai, assim como a preocupação dele com a formação educacional dela. E a vida nada incomum em uma cidade pequena do interior.

8-fun-home-alison-bechdel-8.jpg

Pode parecer chato, mas não é. Fun Home está cheio de referências literárias e é extramente delicado.

Bechdel ao contar a história de sua vida produziu uma obra literária que mescla vários elementos da poesia, literatura, quadrinhos e biografia.

Fun Home deve ser encarado como uma obra literária, e a prova disso é que em 2006 foi eleito o melhor livro do ano pela revista "Time" e, em 2007, ganhou o Eisner Award (Oscar dos quadrinhos).

É uma obra sensível, de extremo valor estético e, acima de tudo, humana. Para os que gostam de literatura, quadrinhos e poesia é uma leitura obrigatória.

No Brasil saiu pela editora Conrad.

Site oficial de Alison, com as tiras, aqui.

fun-home-uma-tragicomedia-em-quadrinhos-pag-23.jpg

fun-home-02.jpg


Camilo Alves Nascimento

Escritor por natureza, mesmo sem saber sobre o que escreve. Mineiro que gosta de rock, apaixonado pela beleza urbana e por todas as suas sutilezas. Insone, ex-fumante, que busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua. E acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Camilo Alves Nascimento