sem receita

Soluções espontâneas e esporádicas para o tédio da alma.

Camilo Alves Nascimento

Escritor por natureza, mesmo sem saber sobre o que escreve. Mineiro que gosta de rock, apaixonado pela beleza urbana e por todas as suas sutilezas. Insone, ex-fumante, que busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua. E acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas.

Releitura: Frankstein e Edgar Alan Poe em Quadrinhos

À primeira vista, ter clássicos da literatura mundial publicados na forma de Graphic Novel pode causar uma certa resistência. No entanto, o trabalho dessa coleção consegue transcrever as obras de Edgar Alan Poe e Mary Shelley de forma magistral. Mais do que uma releitura, a Editora Arx promove uma bela homenagem, realizando um trabalho minucioso, com artes maravilhosas e roteiro fiel ao original. Uma coleção para os amantes de literatura, arte e quadrinho.


frankenstein_arx_img01_22042010.jpg

O selo ARX, da editora Saraiva, traz ao Brasil adaptações de clássicos da literatura mundial para quadrinhos. Os autores escolhidos para a estreia em terras brasileiras foram os autores Edgar Alan Poe e Mary Shelley.

São dois volumes vendidos separadamente, Frankenstein e Histórias de Poe, de uma série de graphic novels lançadas originalmente pela editora espanhola Parramón, a ideia é trazer os clássicos da literatura para uma nova linguagem, movimento que vem ganhando força mundialmente.

Tudo isso é feito mantendo-se a integridade dos textos, com uma tradução digna e muito boa.

As artes de ambos são coerentes com o estilo literário e realmente bonitas.

Vendidos separadamente, os dois volumes correspondem ao clássico Frankenstein e uma coletânea de contos, intitulada como Histórias de Poe, de uma série de Graphic Novels lançadas originalmente pela editora espanhola Parramón. A ideia é trazer os clássicos da literatura para uma nova linguagem,fazendo assim uma releitura com traços de homenagem, movimento que vem ganhando força mundialmente.

Tudo isso é feito mantendo a integridade dos textos originais, com uma tradução fiel e excelente.

As artes de ambos os volumes são coerentes com o estilo dos autores, assumindo assim um papel de destaque, que não só ambienta, mas constrói de forma precisa as sensações das histórias originais. É justamente esse casamento perfeito entre arte e texto que faz essa coleção algo especial.

O trabalho atrai não só os leitores iniciados, mas conquista os novos leitores pela atmosfera retirada das obras originais, que é transposta em uma outra forma, transformando clássicos densos em leitura fluída.

historiasdepoe_arx_img01_22042010.jpg

Um trabalho minucioso, que consegue atingir seu objetivo: fazer mais do que uma releitura, realizar uma homenagem aos grandes autores, mantendo-se fiel as obras originais.

Em Frankstein temos o famoso personagem em toda sua complexidade. E que tem como apoio uma belíssima arte em preto e branco, com ilustrações que beiram ao nanquim. Todo o volume é feito apenas com luz e sombras, criando o clima soturno perfeito para essa personagem. Os sentimentos e expressões descritos nas linhas do romance ganham vida em traços milimétricos.

Uma Graphic Novel que é uma obra de arte.

Histórias de Poe traz a transcrição de três histórias do autor: O Escaravelho de Ouro, O Método do Dr. Alcatrão e do Professor Pena, e A Queda da Casa de Usher. Todas remetendo ao extraordinário, tema recorrente da literatura de Poe.

Novamente a arte ganha destaque, dessa vez assumindo traços e cores diferentes para cada história. A construção dos cenários foi realizada com perfeição, conseguindo captar o universo da literatura de Poe, seu clima sombrio e a personalidade de suas personagens.

Uma coleção para os amantes de literatura, arte e quadrinho. Um trabalho que mostra a importância dos grandes autores mundiais, e que tenta de alguma forma, levar suas obras para um público mais abrangente.

Sobre o selo ARX, aqui.

fpagina3.jpg

Frankenstein V.jpg


Camilo Alves Nascimento

Escritor por natureza, mesmo sem saber sobre o que escreve. Mineiro que gosta de rock, apaixonado pela beleza urbana e por todas as suas sutilezas. Insone, ex-fumante, que busca incessantemente entender a mediocridade humana, inclusive a sua. E acredita cegamente que um bom café pode salvar vidas..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/Graphic Novel// @destaque, @obvious //Camilo Alves Nascimento