Mariana Dias

20 anos, estudante de jornalismo e não sabe fazer descrição de si mesma.

A era da beleza

Antes da TV chegar ao Brasil o cinema já tinha um papel muito importante no desenvolvimento da sociedade brasileira nos anos 20 e 30. Modificando e criando comportamentos que refletiram nas décadas posteriores, tanto na comunicação de massa quanto no cotidiano das pessoas.


Imagem 1 artigo.jpg

Os anos 20 e 30 foram tanto no Brasil quanto no mundo a era do cinema, se tornando um dos meios de comunicação responsáveis por criar e modificar os comportamentos da sociedade. Desde a primeira guerra, a indústria cinematográfica européia perdeu força, dando lugar para os Estados Unidos com seus filmes Hollywoodianos assépticos, dominar de vez o mercado mundial.

Devido a essa estética limpa, onde as atrizes e os ambientes eram do mais puro luxo e beleza, a sociedade brasileira iniciou um processo de transformação. As mulheres naquela época queriam ser ao mesmo tempo Greta Garbo, Gloria Swanson e Mary Pickford. Consequentemente mudando o conceito de beleza existente até aquela época, o que estava na tela era o único tipo de beleza aceitável socialmente.

As salas de cinema traziam forma modernista, com elementos do art deco impunham luxo, ir ao menos uma vez na semana ao cinema com a melhor roupa era regra para o reconhecimento social. Ninguém resistia a sedução do cinema, nem ao menos os intelectuais da época, como expressa Carlos Drummond de Andrade em seu poema 'Os 27 filmes de Greta Garbo':

''Agora estou sozinho com a memória de que um dia, não importa em sonho, imaginei, maquinei, vesti, amei Greta Garbo. E esse dia durou 15 anos. E nada se passou além do sonho diante do qual, em torno ao qual, silencioso, fatalizado, fui apenas voyeur.''

imagem 5 artigo.jpg

Graças ao cinema hollywoodiano, surgiram no Brasil os primeiros concursos de beleza, revistas sobre a vida das estrelas e claro, as primeiras publicidades com atrizes. As pessoas podiam se sentir importantes usando as mesmas roupas das atrizes, decorando seus lares com os mesmos móveis dos filmes ou até mesmo usando de hábitos clichês do cinema, como acender o cigarro em uma só sacada. O país se torna então, a sociedade que não permite nada além de luxo e beleza.

imagem 3 artigo.jpg

imagem 2 artigo.jpg


Mariana Dias

20 anos, estudante de jornalismo e não sabe fazer descrição de si mesma..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @obvious //Mariana Dias