serendipidade

Alimentar a mente é prepará-la para o acaso. O feliz acaso.

Lisa Zigue

É da opinião de que nem tudo está perdido... É necessário um olhar para lá da linha do horizonte e passar as mensagens certas.

  • dav 25.jpg
    O fotógrafo EyeEm do ano 2014

    David Uzochukwu, um fotógrafo de 15 anos belga, foi premiado como Fotógrafo EyeEm 2014. O projecto pessoal iniciou-se com um auto-retrato intitulado "Cry me a river" e propunha-se tirar uma fotografia por dia. A sua criatividade viu-se assim espremida pelo tempo, mas o resultado passados 2 anos é surpreendente e mágico.

  • never.jpg
    A existência marginal de Dash Snow - um legado

    Provocante mas transparente. Selvagem mas real. Dashiell "Dash" Snow marcou uma geração e o seu nome perdura no tempo. Uma inspiração para muitos, deslumbrados pelas imagens juvenis, alternativas, rebeldes, por vezes chocantes, sempre tocantes. Venho aqui relembrá-lo.

  • years 2.jpg
    A música que nasce das árvores

    Há música nos anéis dos troncos das árvores e a descoberta foi do músico alemão Bartholomäus Traubeck, que arranjou maneira de a traduzir em notas de piano.

  • alison_scarpulla6.jpg
    Ser humano à luz do lado sombra

    Persona e Sombra são conceitos importantes desenvolvidos por Carl Gustav Jung no âmbito da Psicologia Analítica. Se o primeiro é confortável e correcto aos "olhos" do meio que envolve o indivíduo, o segundo é demonizado e reprimido nas profundezas do seu inconsciente.

  • tagore e gandhi.JPG
    Rabindranath Tagore, grande mestre

    Assim o chamava Gandhi, "grande mestre". Poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX e conquistou em 1913 o prémio Nobel da literatura. Conheceu Albert Einstein e as conversas entre ambos fizeram um livro.

  • Dietmar Voorwold 3.jpg
    A Land Art de Dietmar Voorwold

    Quando a arte respira ao mesmo ritmo que a natureza, o artista sente-se em paz.

  • heather 1.jpg
    Heather Hansen: o corpo à arte

    Heather Hansen, artista versátil de Nova Orleães, entrega o corpo à tela numa dança coreografada e harmoniosa, que vai deixando o seu registo pelo traço de carvão. No final o resultado é surpreendente, mas é no processo que reside grande parte da magia.

  • bugeisha 3.jpg
    Não eram só os Samurai

    Todos nós sabemos dos Samurai e da sua existência no Japão feudal. O legado que estes homens deixaram é inquestionável e estende-se até aos dias de hoje, mesmo no ocidente. Eles não estavam sozinhos…

  • jacksoncfrank.jpg
    Jackson C. Frank: a vida pelos Blues

    O músico Jackson C. Franck nasceu em Buffalo, Nova Iorque (1943). Quase perdeu a vida muito novo, num acidente brutal que o viria a colocar no seu caminho. O caminho de um músico talentoso e tímido, que tocava a alma de quem se cruzava com ele. A sua vida sofrida traduziu-se num único álbum, que serviu de inspiração para muitos outros músicos, que se seguiram. Nick Drake é um deles.

  • SH8.jpg
    Cubismo contagia Super-Heróis

    E se um artista famoso como Pablo Picasso fosse vivo e decidisse pintar os Super-heróis da BD?

  • chavela vargas 2.jpg
    Chavela Vargas e o canto da alma

    Talvez a voz mais emblemática da América Latina. Rebelde, forte e genuína. Levou uma vida de excessos, sofrida, que quase perdeu, mas a vitória alcançada no final foi gloriosa! - “Salí de los infernos, pero lo hice cantando”

  • Gatos-da-realeza-5.jpg
    Homenagem aos gatos Hermitage

    O museu Hermitage conseguiu salvar e manter os gatos nas suas instalações, tornando-os numa fiel e estimada força protectora das obras de arte. A seguir imortalizou-os.

  • moon.jpg
    Daqui até à lua, da lua até aqui

    A mágica e misteriosa lua. Todas as noites lá está ela, na sua inconstância, a zelar por nós. E sempre nos parece linda, e sempre que a olhamos sentimos o entusiasmo da descoberta, tal como se fosse a primeira vez que a olhassemos. Queremos possui-la. Partilhá-la. Chegar até ela. E talvez até seja possível...

  • caminito 6.jpg
    El Caminito del Rey, o perigoso

    Para quem procura emoções fortes e aprecia aventuras insanas. Para quem sente no sangue o apelo dos desportos radicais e usa a palavra Coragem como "nome do meio". Ou então, simplesmente, para quem deseja testar-se e descobrir do que é feito. Talvez seja esta a sugestão ideal para umas férias no mínimo... intensas! Eis El Caminito del Rey.

  • skate gui.jpg
    guitarras feitas com skate boards

    Ezequiel Galasso e Gianfranco de Gennaro, dois amigos argentinos, uniram prazeres - a música e o skate - e criaram guitarras reaproveitando boards de skate! Inovadoras, as suas Skate Guitars têm um visual diferente, um som de qualidade e destacam-se também pela sua resistência.