serendipidade

Alimentar a mente é prepará-la para o acaso. O feliz acaso.

Lisa Zigue

É da opinião de que nem tudo está perdido... É necessário um olhar para lá da linha do horizonte e passar as mensagens certas.

El Caminito del Rey, o perigoso

Para quem procura emoções fortes e aprecia aventuras insanas. Para quem sente no sangue o apelo dos desportos radicais e usa a palavra Coragem como "nome do meio". Ou então, simplesmente, para quem deseja testar-se e descobrir do que é feito. Talvez seja esta a sugestão ideal para umas férias no mínimo... intensas! Eis El Caminito del Rey.


camino del rey 3.jpg

Caminito del Rey é uma passagem estreita, situada no Desfiladero de los Gaitanes em El Chorro, Espanha

Este caminho foi construído entre 1901 e 1905 para facilitar o acesso dos operários da Companhia Hidroeléctrica de El Chorro a uma central em construção, situada no dito desfiladeiro escavado pelo rio Guadalhorce. Por ali podiam transportar mantimentos, materiais, fazer vigias e trabalhos de manutenção. Em 1921, o rei D. Afonso XIII teve de fazer o "Caminito" para inaugurar a represa Conde Del Guadalhorce, conferindo-lhe o nome pelo qual ficou conhecido até hoje.

Com uns arrepiantes 3 km de extensão, 1 metro de largura a serpentear a mais de 100 acima do rio, sem protecções, numa estrutura assente em barras de aço aproveitadas da antiga ferrovia e com o piso deteriorado, o viajante é obrigado a usar cabos e mosquetões presos de modo duvidoso às paredes e a testar o seu equilíbrio sobre as vigas não muito amigáveis. Soa a um verdadeiro desafio!

camino 4.jpg

caminito del rey 2.jpg

caminito del rey 3.jpg

caminito 5.jpg

O desafio tornou-se tão apelativo, que depressa se tornou um chamariz para turistas de todos os sítios, interessados em passar por essa grande experiência que é o Caminito del Rey. No entanto, em 2000, com a morte de 4 turistas, o governo espanhol proibiu o acesso ao caminho, demolindo a secção inicial e cobrando uma multa de 6 mil euros a quem se atrevesse a desobedecer. Mesmo assim, não consegue impedir que ano após ano, mais turistas corajosos façam o caminho, iniciando o percurso com escalada.

caminito 6.jpg

Para acalmar as mentes mais cuidadosas: devido ao facto deste ponto ser de imensa importância turística para a região, será sujeito a um investimento de milhões, para que sejam feitas obras de aprimoramento da sua estrutura, de acordo com as normas de segurança, voltando assim a poder receber turistas. Para os aventureiros que o preferem mesmo assim, não resisto a citar um trecho de uma música de Enrique Iglesias, que me parece apropriada:

(...)cada vez que estoy contigo yo descubro el infinito tiembla el suelo la noche se ilumina el silencio se vuelve melodia(...) es un experiencia religiosa

Experiência religiosa que leva à autodescoberta e iluminação ou puro e simples divertimento, aqui fica um vídeo para ficarmos com uma ideia.


Lisa Zigue

É da opinião de que nem tudo está perdido... É necessário um olhar para lá da linha do horizonte e passar as mensagens certas..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious //Lisa Zigue