serendipidade

Alimentar a mente é prepará-la para o acaso. O feliz acaso.

Lisa Zigue

É da opinião de que nem tudo está perdido... É necessário um olhar para lá da linha do horizonte e passar as mensagens certas.

Homenagem aos gatos Hermitage

O museu Hermitage conseguiu salvar e manter os gatos nas suas instalações, tornando-os numa fiel e estimada força protectora das obras de arte. A seguir imortalizou-os.


A história já tinha sido contada no meu post anterior Missão: proteger a Arte.

Gatos-da-realeza 6.jpg

A pedido da revista do museu, o artista gráfico Eldar Zakirov, a viver em Tashkent - capital do Usbequistão - imortalizou 6 destes senhores gatos, num conjunto de imagens inspiradas nas obras de retratistas clássicos russos, do séc. XVIII e XIX, tais como Orest Kiprensky e Ilya Repin, utilizando ao mesmo tempo, uma técnica mais variada, numa aproximação aos mestres contemporâneos.

Os "escolhidos" foram sugeridos por Maria Haltunen, a encarregada principal dos felinos do museu, e segundo Eldar Zakirov, este tentou manter-se o mais próximo possível da verdadeira identidade destes animais e das suas características individuais: "as manchas do seu focinho, a forma das orelhas, o comprimento do pêlo”. Até mesmo a roupa foi escolhida cuidadosamente por um curador do museu no departamento do traje.

Gatos-da-realeza-1.jpg

Gatos-da-realeza-2.jpg

Gatos-da-realeza-3.jpg

Gatos-da-realeza-4.jpg

Gatos-da-realeza-5.jpg

O sucesso foi tão grande, que o artista já recebeu inúmeros pedidos de donos para que os seus gatos sejam retratados.

Página do artista aqui.


Lisa Zigue

É da opinião de que nem tudo está perdido... É necessário um olhar para lá da linha do horizonte e passar as mensagens certas..
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Lisa Zigue