shine on you crazy diamond...

"Nobody knows where you are, how near or how far..."

Laís Locatelli

De alma cigana, de curiosidade espontanea...Uma leitora incansável que crê no ser humano: somos bons e maus. Isso é ser completo.

A luz de Tieta


Carnaval remete a algumas ideias preconcebidas e quase invariáveis: recordações da infância, descanso ou “putaria”.

Como poucas vezes descansei no carnaval, vou falar de Tieta. A Luz de Tieta de Caetano Veloso. É uma musica, uma sátira, um tapa na cara.

carnaval tieta abertura.jpg Abertura da novela Tieta baseada na obra de Jorge Amado

“TEM QUE SE ESCONDER NO ESCURO QUEM NA LUZ SE BANHA POR DEBAIXO DO LENÇOL”.

Uma das funções básicas do carnaval é se desprender um pouco das convenções, das repressões, da moral e dos bons costumes. “Faz o que você quiser, é carnaval!” Porque durante o ano a vida é um Big Brother, tem sempre alguém observando se andamos nos comportando bem, sejam os outros ou nós mesmos, autopunitivos pelo nosso próprio prazer, juízes das vidas alheias, delatores do gozo e da felicidade, cumpridores fiéis desse duplo papel de acusador e acusado.

“TODA NOITE É A MESMA NOITE, A VIDA É TÃO ESTREITA NADA DE NOVO AO LUAR TODO MUNDO QUER SABER COM QUEM VOCÊ SE DEITA NADA PODE PROSPERAR”

Há no o carnaval um certo alívio das dores do mundo, de tudo que pesou durante o ano, um lapso temporal que culturalmente se aceita não sermos responsáveis e sérios.

carnaval serpentina.jpg

“É DOMINGO, É FEVEREIRO, É SETE DE SETEMBRO, FUTEBOL E CARNAVAL NADA MUDA, É TUDO ESCURO ATÉ ONDE EU ME LEMBRO UMA DOR QUE É SEMPRE IGUAL”.

Melhor nos apressarmos porque logo a folia termina e, depois, a dor é sempre igual.

carnaval.jpg Carnaval, carnaval, carnaval...eu fico triste quando termina o carnaval...

Despeço-me com Clarice Lispector: “Carnaval era meu, meu. No entanto, na realidade, eu dele pouco participava.”


Laís Locatelli

De alma cigana, de curiosidade espontanea...Uma leitora incansável que crê no ser humano: somos bons e maus. Isso é ser completo. .
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 2/s/// //Laís Locatelli