Bianca Pinheiro

Uma alucinada que tem medo de relacionamentos e derivados e que escreve coisas absurdas. Gosta de se esconder embaixo de um véu de timidez e introversão. Apaixonada pelas letras, é uma refém da escrita.

Persona

Filme de Ingmar Bergman, Persona é um profundo mergulho na personalidade de suas personagens principais, que acabam remetendo à sociedade e ao indivíduo não-ficcional.


p1.jpg

Persona é um filme sueco de 1966, dirigido e escrito por Ingmar Bergman. O drama possui o tom metafórico característico do diretor. Sua introdução é marcada por uma série de imagens desconexas, cujos significados são difíceis de apreender. Uma mão sendo pregada, uma aranha, pessoas deitadas em macas como se estivessem mortas são alguns dos símbolos utilizados pelo cineasta.

Na obra, Elizabeth Vogler, uma famosa atriz, é internada em uma clínica por ter, subitamente, parado de falar durante a apresentação da peça Elektra. Lá, ela é posta sob os cuidados da enfermeira Alma, que, de acordo com as orientações da médica do local, passa uma temporada em uma casa de praia tratando da artista.

Bergman apresenta ao espectador uma mulher de olhar pesaroso e melancólico que decidiu se calar, que optou por se fechar em si mesma. Elizabeth, tão acostumada a interpretar papéis, seja como atriz ou pessoa, cansou de seus personagens: Elektra, mulher, mãe, amante e esposa. Elizabeth deseja não mais pôr as máscaras do dia-a-dia. Máscaras essas que se confundiram com sua personalidade ao ponto de a mulher querer abandonar a própria identidade, o próprio ser.

p2.jpeg Alma, por sua vez, é ingênua, alegre, otimista e livre. Ela está feliz com a profissão que escolheu, tem ao lado um namorado de quem gosta e com quem vai se casar, deseja ser mãe. Alma está conformada em desempenhar os papéis da vida cotidiana, em ser aquilo que os outros esperam que ela seja.

A enfermeira, de forma inocente, conta diversos capítulos de sua vida à Elizabeth, que, enquanto a escuta, vai se apropriando do seu ser. Elizabeth se fascina de tal maneira pela sua suavidade que rompe com a introspecção e se abre, mas não para uma relação de trocas parciais: ela deseja a leveza de Alma, ela quer ser a própria Alma. E, para isso, tem de transferir a sua personalidade, dotada de tanta angústia, para a outra.

Ao longo do filme, notamos, então, a crescente decadência de Alma, que se torna alguém confuso e quebrado, enquanto Elizabeth fica cada vez mais leve. Em certo ponto, as duas se fundem de tal maneira que o espectador mal consegue distinguir o que é a fala de uma e o que é a fala de outra, pois ambas as falas se concentram em um corpo único – o de Alma –, ao mesmo tempo que Elizabeth se destitui da comunicação concreta, alcançando um nível transcendental.

p3.jpeg Sem dizer uma palavra, Elizabeth desloca sua identidade para Alma. Assim, pode-se notar que, para Bergman, a comunicação não é necessariamente algo palpável e materializado na forma de letras ou fonemas que formam palavras. Para além disso, a comunicação é aquilo que paira no ar, preenchendo com tensão o espaço entre dois indivíduos, sendo capaz de penetrá-los.

O constante contato das duas personagens com a câmera – em cenas como Alma se dirigindo àquele que assiste ao filme; Elizabeth dando um “clique” na máquina fotográfica que mira o espectador; ou ambas no espelho, um espelho que se configura como o nosso próprio olhar – sugere que não há como fugir do olhar do outro: estamos sempre sendo vigiados, mesmo sem saber quem exatamente nos vigia. Com isso, continuamente vestimos nossas máscaras, em uma atitude que tem por objetivo proteger o nosso ser do outro, sem sabermos que a máscara interfere no “eu” mais profunda e fatalmente do que o julgamento alheio. Mesmo Elizabeth, que buscava fugir de seus papéis, continuou usando uma máscara: a de Alma.

p6.png

A partir do filme, que rende diversas interpretações diferentes, podemos refletir em que medida essa relação simbiótica existente entre Elizabeth e Alma toca o mundo concreto. A obra remete, entre outras possibilidades, ao processo de construção do indivíduo em sociedade e ao conjunto de dogmas que rege o cotidiano do ser humano. Nesse sentido, Elizabeth e Alma demonstram que, se há uma natureza individual, ela fica em segundo plano, pois somos moldados por uma série de regras sociais, pelo ambiente em que vivemos, pelas pessoas com quem mantemos contato.

Elizabeth exprime a angústia que acomete diversos indivíduos: a dor existencial deflagrada pela imposição de tantos padrões e regras de comportamento. A personagem fica tão sufocada que é incapaz de discernir o que é de seu ser e o que foi imputado a ele pelo social – se é que realmente existe essa diferença –, desistindo de si mesma para adquirir outra personalidade.

p4.jpg

O filme também pode ser analisado no âmbito das relações interpessoais. Bergman nos direciona para a existência de uma espécie de rede subliminar que conecta os indivíduos de forma abstrata. Nesse plano invisível – por meio do qual Elizabeth transferiu sua identidade para Alma –, circulam ideias, pensamentos e sentimentos sem que nada precise ser dito, escrito ou gesticulado. Assim, devemos ter cuidado com quem mantemos uma relação, pois o outro pode imputar em nós elementos que não nos pertencem.

Persona se configura como uma obra atemporal. Seja lá por seus diversos significados e símbolos misteriosos ou pela incrível qualidade técnica, o filme é desses que a gente assiste e pensa por horas a respeito. Persona não dá respostas, formula questões que o espectador pode resolver de diversas maneiras. Com atuações magníficas e uma densa profundidade psicológica, Persona não é apenas um filme para se ver e entender, mas para, principalmente, se sentir.


Bianca Pinheiro

Uma alucinada que tem medo de relacionamentos e derivados e que escreve coisas absurdas. Gosta de se esconder embaixo de um véu de timidez e introversão. Apaixonada pelas letras, é uma refém da escrita..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @obvious //Bianca Pinheiro