sintoma de cultura ii

Se tem uma ideia, troque. Se não ela empedra em você.

Marcelo Lopes

São interessantes todas as coisas. Complicado mesmo é nos apercebermos delas.

  • bruga-eleitoral-virtual2.jpg
    Comportamento político brasileiro nas redes sociais no dia 13 de março

    A cabeça do brasileiro é cada dia mais guiada pela (in)capacidade de ler o tempo presente. Sem história e sem perspectiva clara, heróis e bandidos são construídos na indignação e no imediatismo. E sai da frente.

  • laerte-24-10.jpg
    Breve Tratado do Pensamento Curto Brasileiro

    O Pensamento Curto está entre nós. Com os nossos vizinhos (do som alto), no trabalho (entre aqueles que reclamam muito e contribuem pouco), nos colegas de boteco (que brigam pela democracia, mas gostam de sair sem pagar) e até na escola (que faz vista grossa pra o aluno que não aprende, mas tem os pais que garantem o pagamento mensal e a quase obrigatória aprovação).
    Mas, afinal quem são os Curtos?

  • relatos_selvagens_1.jpg
    Algumas garras expostas do mundo civilizado

    Relatos Selvagens já faz parte do rol de filmes que nos fazem compreender e amar a potência narrativa do cinema. O filme argentino discute, entre a tragédia e a comicidade, aspectos da descrença no ser humano e nas instituições que nos unem cotidianamente, mudando o eixo das regras de civilidade, fazendo com que seus personagens - sem nenhum pudor - optem por situações extremas.

  • dmjweqsef4voo8rc6dooscxnk.jpg
    Nosso cinema se despede da “mãe”

    Aos 95 anos, morre D. Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha e aquela a qual todo o nosso cinema pede a benção.

  • cafe.png
    O Café Suspenso e o desafio duplo

    Descubra os desafios de uma mudança cultural e social por detrás de uma ideia solidária. Confira.

  • jabs 13.jpg
    Desenhos de TV como nunca se viu

    Ilustradores pelo mundo imaginam o lado "íntimo" dos personagens dos desenhos animados, mostrando curvas a mais nos traços clássicos da nossa infância. Confira sem pudor.

  • mckdonalds3.jpg
    Os Intocáveis: fotos da infância sem peso nem respeito

    O artista cubano Erik Ravelo traz à discussão pública o tratamento dado às crianças ao redor do mundo em sua nova série intitulada "Os Intocáveis". Confira.

  • 483943_10201719726014126_1619497822_n.jpg
    Receita de Adjuntório

    O Adjuntório é um prato coletivo e por isso mesmo não pode ser feito sem sorrisos. Partilhado, vivenciado, feito para ser degustado ao sabor da amizade, é mais que uma receita física, é uma feitura de lembranças bem cozidas.

  • Infancia 012.jpg
    A Infância que fica

    Fotografias amadoras fazem releituras de imagens de infância e resgatam memórias de quando a vida era tão mais simples.

  • 719 Saudek 5.jpg
    Jan Saudek: fotografia e fantasia

    Como um mágico, o fotógrafo Jan Saudek nos convida passear num mundo de imagens que beiram a literatura fantástica e erótica, sem perder de vista suas influências na pintura, no desenho e no cinema.

  • maxresdefault2.jpg
    Ariano Suassuna: um convite ao ser brasileiro

    Patrimônio da cultura brasileira, Ariano Suassuna, o escritor de "O Auto da Compadecida" roda o país com suas aulas-espetáculos, mostrando que a sabedoria popular é mais viva e esperta que o próprio João Grilo. Confira o vídeo.

  • RearWindow1.jpg
    O Genial mestre didático do Cinema Mundial

    Comumente conhecido como o mestre do suspense, Hitchcock foi muito além do simples rótulo que se colou a seu nome: para além dos sustos que pregava, foi responsável pela criação de uma forma didática de contar as histórias que criou, estabelecendo métodos, formatos, técnicas, com a única – e primordial – finalidade de conduzir o público às emoções que determinava, como um maestro regendo uma orquestra.

  • wallpaper_075.jpg
    Certo por linhas curvas: a arte de Arthur de Pins

    Para quem gosta de desenhos criativos, traços interessantes e uma boa dose de humor picante, o ilustrador Arthur de Pins é um prato cheio.

  • MarcMarq3.jpg
    Central do Brasil visto de perto

    Em 1997, a equipe de um longa-metragem acampava na cidade de Vitória da Conquista (BA), mexendo com o imaginário da terra natal de Glauber Rocha, que, como no resto do país, também reaprendia a amar e a ver o cinema brasileiro com outros olhos. O relato pessoal e os documentos que seguem, dão conta de uma história particular na cinematografia nacional, sob a visão de seu público partir da produção do filme Central do Brasil, de Walter Salles.

  • Thumbnail image for show-do-tom-ze-no-sesc-em-ribeirao-preto-ingressos-lancamento-do-novo-cd-tropicalia-lixo-logico-fotos.jpg
    O que "OUVE" de tão ruim?

    O que alguns chamam de ascensão da cultura popular tem um buraco muito mais fundo. Podados, direcionados, condicionados e, principalmente, mantidos inacessíveis a outros tipos de sons, os ouvidos da população estão cada vez mais distantes da música como veículo de crescimento humano por meio da fruição artística. A "engraçadinha" e contagiante "música-de-festa" ocupa o lugar do bom senso (e mesmo do que se poderia chamar de bom gosto), nos relegando a outras instâncias mais próximas do instinto que do feeling artístico que nos impele ao algo mais. Será mesmo só isso?

Site Meter