sob o boné.

do mundo em preto-e-branco e outras melancolias

Raphael Cardoso

Raphael mora em Nova Friburgo/RJ, onde formou-se em Letras. Tem na nostalgia dos dias cinzentos e no senso de solidão da cidade grande a inspiração para seus textos, relatos melancólicos da vida em preto-e-branco.

  • imagem.JPG
    Nostálgica Pasárgada

    Mas se Pasárgada é fuga, é exílio da vida que não se pode ter, como ensinou o mestre Bandeira, do que fugia um menino com toda a estrada da vida aberta diante dos seus olhos? Do que se exilava em meio às fantasias de sua meninice, por que abdicava veementemente da realidade e de suas experiências?

  • keaton.jpg
    Uma dor chamada Keaton Henson

    O solitário músico, poeta e desenhista inglês traz em sua arte a percepção de um mundo sombrio e taciturno - embora belo -, assim como a decepção com o amor e o fracasso dos relacionamentos, embalados no violão dedilhado e nos versos suaves.

  • 2212571300_c7eb56e2eb_o (1).jpg
    Oito Canções para Dias de Chuva
    01. "Manhattan Skyline", Kings of Convenience A janela salpicada de gotículas minúsculas embaçava a realidade exterior, ou assim lhe parecia, de pálpebras pesadas e pupilas desfocadas. Do terceiro andar, avistava abaixo um mar de sombrinhas ...
  • sin city.jpg
    As muitas histórias que um prédio tem para contar

    Um blog ficcional escrito a muitas mãos que tenta retratar e entender a tristeza e a melancolia da cidade grande: assim é o Edifício Cinza e seus moradores.

  • 3x5 Matte Master 7_o.jpg
    Solidão sob as luzes da cidade

    "All the lonely people, where do they come from?", perguntam os Beatles. A arte de Zachary Johnson traz algumas possíveis respostas para tal questão.

  • THE SPECTRUM FOR HAPPINESS.jpg
    epidemias (ou pequena discussão desimportante sobre a felicidade)
    The Spectrum for happiness, Leonid Afremov — Vim assim que pude. Você me pareceu tão preocupado ao telefone. — Desculpe tirá-lo assim do serviço, amigo, mas eu não sabia a quem mais recorrer. — O que aconteceu? Fale-me logo antes que eu ...
  • Sem título.jpg
    Já é natal para os fãs de Sufjan Stevens

    Esqueça os Jingle Bells na ceia de natal: o multi-instrumentalista e talentoso cantor americano presenteia seus fãs - e os fãs de boa música em geral - com um box de 5 EP natalinos.

  • hidrocor.jpg
    A nova MPB em 5 downloads gratuitos

    Do momento em que uma nova música popular brasileira surgiu, adicionando influências diversas, misturando estilos e ritmos, notou-se que a internet deveria ser uma grande aliada para espalhar estes novos e talentosos artistas, que disponibilizaram suas obras - como um doce presente - para o download gratuito. Listei, portanto, cinco destes artistas que merecem ser ouvidos ainda hoje.

  • samuelbeckettaswaitingforgodot edit.jpg
    Além das Palavras

    Grandes autores e personalidades são recriados a partir de suas próprias palavras no meticuloso trabalho de John Sokol.

  • retrieve.jpg
    Meninos ao entardecer

    Da inocência inerente às crianças e dos sentimentos com os quais ainda não sabem lidar.

  • 14.jpg
    A poesia da chuva

    O fotógrafo francês Christophe Jacrot captura a melancolia dos dias chuvosos com precisão, associando o frio à solidão com nostálgica beleza.

  • tumblr_m9tylqu5Y41qexp7no1_500.jpg
    Vernon, a cabana e a solidão

    Dos planos interrompidos de hibernar por todo o inverno, a poesia dos versos sofridos de Justin Vernon, o homem por trás do Bon Iver, compuseram "For Emma, Forever Ago", um dos álbuns mais importantes da última década.

  • hopper.sun-empty-room.jpg
    de casa nova

    Do ímpeto de escrever à dificuldade de domar as palavras - uma pequena introdução para essa nova morada dos meus textos.

Site Meter