sob o boné.

do mundo em preto-e-branco e outras melancolias

Raphael Cardoso

Raphael mora em Nova Friburgo/RJ, onde formou-se em Letras. Tem na nostalgia dos dias cinzentos e no senso de solidão da cidade grande a inspiração para seus textos, relatos melancólicos da vida em preto-e-branco.

Já é natal para os fãs de Sufjan Stevens

Esqueça os Jingle Bells na ceia de natal: o multi-instrumentalista e talentoso cantor americano presenteia seus fãs - e os fãs de boa música em geral - com um box de 5 EP natalinos.


tumblr_md4tveR9551qa1qr9o1_500.jpg

Poucos artistas apreciam tanto o natal quanto Sufjan Stevens. Entre 2001 a 2006, foram 5 volumes de Songs for Christmas lançados individualmente e, posteriormente, reunidas num único box. Mas, desta vez, a festa natalina veio de uma vez só: há alguns meses o músico revelou o lançamento de Silver & Gold - box com cinco EPs e quase 60 novas canções de natal.

Mas façamos primeiro a apresentação para quem ainda não teve a sorte de conhecer o americano de trinta e sete anos. Sufjan é um dos músicos mais talentosos da música americana atual, de versatilidade poucas vezes vistas, indo da música eletrônica de "Enjoy your Rabbit" (2002) ao indie lo-fi, tocado quase que na íntegra no banjo, de "Seven Swans" (2004), com suas subliminares referências religiosas. É geralmente referido pelo tal projeto dos 50 estados, no qual, supostamente, faria um álbum em homenagem a cada estado americano. Ficamos apenas com "Michigan" (2003) e o aclamado por público e crítica "Illinois" (2005), álbum com toque orquestral e força para figurar entre os clássicos já nas próximas décadas. Atualmente, Sufjan voltou à vibe eletrônica com "The Age of Adz" (2010), álbum no qual faz uso artístico do controverso auto-tune, embora ainda ressoe nitidamente o sentimentalismo e sensibilidade de Sufjan entre as batidas.

tumblr_lpeshiOYmE1qzcr83o1_1280.jpg Sufjan na colorida turnê de "The Age of Adz" - (via flickr)

Silver & Gold, o novo box de natal, tem projeto artístico caprichado e capas tão diversificadas e interessantes quanto a musicalidade do cantor - da ilustração vintage à alusão aos live-actions japoneses:

Sem título.jpg A capa do Box e de cada um dos EPs que o compõem

A abrangência musical de Stevens fica bem salientada nas faixas já divulgadas destes EPs. No divertido vídeo de "Mr. Frosty Man", feito em massinha, o natal está ameaçado por um ataque zumbi e por um papai noel radiotivo - uma visão caricata e satírica para a pouco provável canção natalina:

Já em "Silver & Gold", a melancolia da voz de Sufjan é representada no menininho brincando despreocupadamente na praia, num vídeo nostálgico e singelo:

O box "Silver & Gold" tem lançamento marcado para dia 13 de novembro. Enquanto isso, dá pra ir adiantando o natal em clima psicodélico de "Christmas Unicorn", que contém sample de "Love will Tear us apart", do Joy Division. Uso de um clássico do rock sem soar banal, porque Sufjan, obviamente, como sempre, sabe bem o que está fazendo. Obrigado por tornar o natal um pouco mais tolerável, Sufjan.


Raphael Cardoso

Raphael mora em Nova Friburgo/RJ, onde formou-se em Letras. Tem na nostalgia dos dias cinzentos e no senso de solidão da cidade grande a inspiração para seus textos, relatos melancólicos da vida em preto-e-branco..
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/música// @destaque, @obvious //Raphael Cardoso
Site Meter