Ilana Sancovschi

sou arquiteta e artista visual, sou movida por histórias, memórias e identidades...

As Histórias Biblicas de Adi Nes

“Nacionalidade é artigo de luxo para quem não tem casa.” Este é o início do texto de abertura, no Wexner Center for the Arts, na Universidade de Ohio, da famosa e controversa exposição de Adi Nes, artista Israelense, sobre Histórias Biblicas.


Abraham&Isaac.jpg Abraham & Isaac Fonte: Adines.com

O Estudo de Adi Nes sobre Histórias Biblicas, busca no Antigo Testamento a essência ética que se tornou referência na nação israelense. Formando um painel de quatorze fotografias, o artista traz com autenticidade a identidade histórica, cultural e a tradição de uma comunidade que hoje ainda luta com problemas como êxodos e expulsões, pobreza e miséria. O artista motivou-se a concluir o trabalho em virtude de experiências de vida em sua cidade residência, Tel-Aviv, que ao contrário do imaginário coletivo retrata uma Israel totalmente adversa. Que possui assim como toda e qualquer cidade da contemporaneidade seus problemas urbanos e sociais, apesar de ser um lugar extremamente atrativo como também todo centro urbano.

Abel.jpg Abel Fonte: Adines.com

Elijah.jpg Elijah Fonte: Adines.com

Ruth&Naomi.jpg Ruth & Naomi Fonte: Adines.com

Ruth&Naomi_Gleaners.jpg Ruth & Naomi - Gleaners Fonte: Adines.com

As fotografias da série Histórias Biblicas foram produzidas por Nes como filmes. Cada uma delas teve uma pesquisa especifica para se escolher locação, figurino. Houve design de produção, etc. Após tudo isso a montagem de cada cena foi feita com atores ou personagens importantes da própria vida do artista, como por exemplo na montagem de “Job” onde Nes gostaria de ter fotografado o próprio pai, pela trajetória de vida dele e também por conseguir-se extrair através de sua face sensações únicas. Mas como seu pai já havia morrido, Nes escolheu o tio, que possuía semelhanças físicas e de trajetórias de vida. Em outros casos a escolha dos atores é tão bem feita e a montagem dos cenários tão adequada que emociona em um piscar de olhos.

Job.jpg Job Fonte: Adines.com

Hagar.jpg Hagar Fonte:Adines.com

Joseph.jpg Joseph Fonte: Adines.com

Noah.jpg Noah Fonte: Adines.com

Outro artifício usado por Adi Nes neste e também em outros trabalhos anteriores, é a referência de precedentes da história da arte, tornando seu trabalho ainda mais forte e consistente.

Jacob&Esau.jpg Jacob & Esau Fonte: Adines.com

Cain&Abel.jpg Cain & Abel Fonte: Adines.com

Saul&Samuel.jpg Saul & Samuel Fonte:Adines.com

Job&friends.jpg Job & friends Fonte: Adines.com

David&Jonathan.jpg David & Jonathan Fonte:Adines.com

O Trabalho de Adi Nes, sempre foi impregnado por sua trajetória de vida. Ser um total “Outsider” em todo lugar onde esteve faz com que suas fotos sejam o que são. Olhar para uma obra de Adi Nes é mergulhar em um mundo a parte. Adi Nes, nasceu no Iran, em uma Família tradicional Sefaradi que migrou para Israel onde a cultura mostrava-se distinta do que estavam acostumados, somando-se a todas estas a identidade Gay de Adi Nes está muito presente também em sua vida e obra. Todos estes registros estão impregnados na sua arte. Nacionalidade, homossexualidade, cultura, tradição, etc. Conhecer a arte de Adi Nes é conhecer um mundo único de identidade própria, é conhecer alguém que se importa com os problemas reais do mundo, do seu lócus, do seu povo e do outro.


Ilana Sancovschi

sou arquiteta e artista visual, sou movida por histórias, memórias e identidades....
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @obvious //Ilana Sancovschi