Ilana Sancovschi

sou arquiteta e artista visual, sou movida por histórias, memórias e identidades...

Laços de Felicidade

"Quem possui a faculdade de ver a beleza, não envelhece."
Franz Kafka


Untitled-17.jpg fonte:g1.globo.com

Estamos vivendo em um mundo onde o numero de idosos cresce exponencialmente. E eles vivem como todas as pessoas, com saúde, com doenças, com alegrias e tristezas. São pessoas como todos nós portanto tem o cotidiano como o nosso. Em Manaus, no último dia nacional do Idoso, 1 de outubro, foi promovida uma exposição, chamada , “Lucanãs Toribas” expressão em tupi guarani que significa “Laços de Felicidade”, que mostra um lado que poucos já abordaram da temática, na “terceira idade”,ou “melhor idade” como muitos preferem. A exposição bastante poética apresenta um ensaio fotográfico sensual de casais de idosos.

Untitled-13.jpg fonte:g1.globo.com

Além do ensaio, ser bastante original pela temática abordada, pois quebra um tabu, as fotos foram tiradas nos ambientes habituais destes senhores, tornando o ensaio ainda mais interessante, afinal desta forma conseguimos entender um pouco o lugar onde eles vivem, seus modos de vida e relacionamentos além de perceber a forte identidade brasileira, amazonense presente dentro das fotos. O envolvimento dos personagens, se olharmos a fundo, acontece não somente uns com os outros, mas entre eles e os espaços em que habitam, que frequentam, podemos mergulhar em seus mundos e perceber como se sentem a vontade de estar envelhecendo com beleza e saúde em um local em que é próprio deles.

Untitled-1.jpg fonte:g1.globo.com

Untitled-6.jpg fonte:g1.globo.com

Untitled-5.jpg fonte:g1.globo.com

O ensaio foi feito pelo fotógrafo, Chico Batata, paraense, que atua bastante na região amazônica. O fotógrafo explica que para escolher os casais que participaram do ensaio, foi feita uma seleção bastante criteriosa, por uma psicóloga que traçou o perfil dos casais para entender os laços matrimoniais e a atividade sexual ao logo da vida do casal. Esta seleção foi importante também para Chico entender os casais e escolher as locações onde seriam fotografados cada casal. Uns na cidade, outros na zona rural, o trabalho durou três meses, e ficou exposto no Centro de Convivencia do Idoso da Aparecida, no Amazonas, depois passou por Shoppings da Região.

Untitled-14.jpg fonte:g1.globo.com

Untitled-10.jpg fonte:g1.globo.com

Untitled-7.jpg fonte:g1.globo.com

Untitled-9.jpg fonte:g1.globo.com


Ilana Sancovschi

sou arquiteta e artista visual, sou movida por histórias, memórias e identidades....
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/fotografia// @destaque, @obvious, eros //Ilana Sancovschi