Ilana Sancovschi

sou arquiteta e artista visual, sou movida por histórias, memórias e identidades...

Les Fleurs Maudites

Através da temática dos sete pecados capitais, o projeto “Fleurs Maudites” de Lucien Puech perverte o imaginário coletivo do jardim ideal no festival internacional de jardins de Chaumont sur Loire.


2.jpg Fonte:http://www.architecture.puech.info/

O projeto “Fleurs Maudites”, faz parte do Festival internacional de jardins de Chaumont sur Loire. O jardim proposto, contempla uma instalação, que leva os visitantes a circular através de um caminho fechado por uma cerca arame entremeado de plantas históricamente “mal-amadas” e potencialmente perigosas. Dentre as diversas plantas escolhidas para o jardim encontram-se psicotrópicos, entorpecentes e enteogenos, estas são separadas das pessoas pela tal barreira de arame demonstrando sua prisão e rejeição. Ao longo do caminho, que termina em um beco sem saída com uma árvore espinhosa, painéis apresentam a história de cada planta.

Les-Fleurs-maudites_Chaumont_francois_Flohic_027.jpg Fonte:http://www.architecture.puech.info/

FF12.jpg Fonte:http://www.architecture.puech.info/

A idéia de Puech neste projeto é trazer ao publico uma reflexão a respeito das delegitimizações e negações arbitrarias na cultura ocidental. Desde os tempos antigos estas plantas serviam para aplacar a ira dos homens injustiçados, como diz o autor do projeto. Mas com o espaço criado, o arquiteto nos traz uma reflexão além. Hoje, quem está aprisionado, separado, negado, através destas barreiras aramadas somos nós homens. Olhando para as plantas de seus proprios vícios, remédios e obsessões.

FF04.jpg Fonte:http://www.architecture.puech.info/

FF05.jpg Fonte:http://www.architecture.puech.info/

A metáfora aqui criada pelo arquiteto de uma sociedade viciada que só olha para si mesmo, seus vícios e termina seu caminho em um lugar sem volta é poéticamente colocada neste festival de jardins que busca trazer novas formas de ocupar os espaços lives.

FF12.jpg Fonte:http://www.architecture.puech.info/

Pra quem quiser visitar, o Festival acontece até dia 2 de novembro.


Ilana Sancovschi

sou arquiteta e artista visual, sou movida por histórias, memórias e identidades....
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/arquitetura// @destaque, @obvious //Ilana Sancovschi