sobre linhas entre espaços

Sobre o que vejo, mas não entendo. Sobre o que entendo, mas não vejo.

Bruna Vieira de Assis

Arquiteta e Urbanista, apaixonada por fotografia e artes plásticas. Que vive de observar os detalhes que quase ninguém vê e os escreve para não esquecer.

The Singing Ringing Tree

História da escultura de canos de aço e seu som "encantador" produzido pelo vento que ecoa do alto de uma montanha .The Singing Ringing Tree.


403069_237473792999800_125844487496065_546926_1080258539_n.jpg

Se você subir para as montanhas da distante cidade do norte Inglês, Burnley você se depara com algo extraordinário.A árvore de toque cantando uma concepção singular de arte aliada à tecnologia e a arquitetura.E com uma sutil ajuda do vento.

Alguns a têm comparado a uma nave destruída, outros associam com o folclore local das Bruxas Pendle, comparando seu barulho (som) com os encantamentos das lendárias feiticeiras. A maioria, entretanto, a vê como uma adição carismática e sedutora para a paisagem Lancashire.

singing ringing tree 3.jpg

396669_237473739666472_125844487496065_546924_1837326835_n.jpg

A remota localização da árvore é certamente parte do seu encanto. Sua forma curva e torta nos remete à ideia de que fora determinado pelo vento. Desde a sua forma temos arte e natureza reunidas de forma belíssima, representada nesta escultura de 3 metros de altura no alto das montanhas de Pennine.

singing ringing tree 6.jpg

O conceito é muito simples - e é aí que reside a beleza. Projetado pela parceria Tonkin Liu de arquitetos, composta por Anna Liu e Mike Tonkin, a Árvore de toque Cantar é um conjunto de tubos de aço galvanizado.Esses canos usam a energia do vento para produzir um som de coral, discordantes porém afiados.

singing ringing tree 13.jpg

singing ringing tree 14.jpg

Embora alguns dos tubos estejam lá simplesmente para adicionar à impressão de uma árvore, muitos são cortados em suas larguras que, em seguida, quando o vento sopra, produzem o som. Os tubos foram ajustados pela adição de furos em sua parte inferior, cada um de acordo com seu comprimento e a nota que eles deveriam produzir.

singing ringing tree 5.jpg

O nome da escultura vem de uma série cult da tv alemã e muito assustadora para as crianças nos anos 1960 "The Singing Ringing Tree". Com ursos falantes, anões ímpios, florestas assustadoras e similares - o nome em si é suficiente para induzir um arrepio delicioso de medo para aqueles que eram jovens na época.

9972.jpg The Singing Ringing Tree (série de TV)

Sobre a foto acima, imagine um conto de fadas concebido por Wagner e dirigido por Fritz Lang, com acenos na direção de O Gabinete do Doutor Caligari e do expressionismo alemão, e você estaria perto.

Um fato marcante era que o programa assustador era colorido e conseguia prender a atenção de um grande número de telespectadores. Mesmo tratando-se de um momento em que a maioria das TVs no Reino Unido era em preto e branco. A ironia é que algo tão colorido e "encantador" era originado da então Alemanha Oriental comunista.

Atendo ao foco do artigo, a escultura ganhou uma variedade de prêmios, incluindo o prestigiado Prêmio Nacional do RIBA (Royal Institute of British Architects) de excelência em arquitetura. E realmente se encaixa com perfeição em seu entorno, céu, montanhas e a si própria.

singing ringing tree 2.jpg


Bruna Vieira de Assis

Arquiteta e Urbanista, apaixonada por fotografia e artes plásticas. Que vive de observar os detalhes que quase ninguém vê e os escreve para não esquecer..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/arquitetura// @destaque, @obvious //Bruna Vieira de Assis