Amélie Poulain - um brinde as coisas simples da vida
"Em 3 de Setembro de 1973, às 18:28:32 uma mosca califorídea, capaz de 14.670 batidas de asas por minuto pousou na Rua Saint Vicent em Montmartre, no mesmo segundo num restaurante perto do Moluin-de-la-Gralette o vento esgueirou-se como por magia sob uma toalha fazendo os copos dançaram sem que ninguém notasse. Nesse instante, no 5º distrito Eugéne Colere, de volta do enterro de seu amigo Èmile Maginot, apagou seu nome da caderneta de endereços... Ainda nesse mesmo segundo, um espermatozóide de cromossomo X, pertencente ao Sr. Raphael Poulain, destacou-se do pelotão e alcançou um óvulo pertencente à Sra. Poulain, em Solteira, Amandine Fouet."
"Nove messes depois nascia Amelie Poulain."
O Fabuloso destino de Amélie Poulain é uma obra rara, linda e simples da sétima arte.Que nos leva ao universo particular de alguém que poderia ser qualquer um de nós. Mas é Amélie.. É fantástico observar o destino, a vida, como ela própria se coloca em nossa frente com seus detalhes peculiares, suas cores, seus tons, seus gostos e prazeres. E seus inúmeros toques, suas buscas, perdas e encontros. Por 122 minutos aproximadamente, Amélie nos convida a viver, nos instiga a percorrer novas rotas e sair do nosso "comum". Nos ensina a saborear, observar , registrar e a realmente amar. É amar, aquilo que é simples e belo por apenas ser. Que por várias vezes devido a correria e "falta de tempo" nos passa totalmente despercebido. Amélie Pouliain é um brinde ao toque e ao detalhe. "Também gosto de procurar detalhes onde ninguém vê." Portanto, encontre sua caixinha de surpresas e saia em uma aventura colorindo seu destino, assim como ensina a senhorita Poulain.
Amélie, cultiva um gosto particular pelos pequenos prazeres. Como enfiar a mão bem fundo no saco de cereais entre outros...
Jogar pedras no canal Saint Martim.
Quebrar a cobertura do "creme brúlee" com a colher.
Nas noites de sexta, as vezes ela costuma de ir ao cinema...
"Gosto de me virar no escuro e observar o rosto dos outros..."
Mas e o amor? É mais um detalhe que na hora certa, deverá ser notado...
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, teve 5 indicações ao Oscar, em 2002, incluindo melhor filme Estrangeiro.