sobre linhas entre espaços

Sobre o que vejo, mas não entendo. Sobre o que entendo, mas não vejo.

Bruna Vieira de Assis

Arquiteta e Urbanista, apaixonada por fotografia e artes plásticas. Que vive de observar os detalhes que quase ninguém vê e os escreve para não esquecer.

Crater Lake - Kobe, Japão.

Crater Lake é acima de tudo um novo conceito de espaço para se encontrar, contemplar e socializar no meio urbano. O projeto que teve inspiração em uma tragédia, tornando-se um referencial em projetos de instalações urbanas na contemporaneidade. E a dica, pode ser inserido em qualquer cenário urbano. Vale a pena conferir.


1.jpg

Kobe, Japão - Crater Lake, é um projeto inovador e criativo de instalação que foi exibido na Bienal de Kobe no ano de 2011. O projeto foi um dos vencedores do Concurso Internacional de Arte Shitsurai organizado pela cidade de Kobe. Esta instalação de multi-uso ambiental serve como ponto de encontro e contemplação da paisagem, onde cada área da estrutura pode ser usada como um assento para o visitante, invocando uma interação social dentro e ao redor através da linda paisagem.

4.jpg

A influência e o conceito para o projeto, têm seus pontos fortes na história do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji de 1995 que levou a mudanças inevitáveis no ambiente construído de sparring. Esta experiência devastadora é lembrada pelos moradores de Kobe, tornando-os uma comunidade forte e profundamente solidaria. Os fortes laços sociais entre as pessoas ajudaram a superar o desastre e reconstruíram sua cidade. Crater Lake, é uma instalação - um ambiente onde as pessoas têm um lugar para se reunir, observar a beleza do ambiente ao redor e mais importante para suscitar uma ênfase em manter a interação social, que foi o catalisador importante que trouxeram os moradores de Kobe para revitalizar a sua cidade após a desastre.

7.jpg

A instalação está situada no porto artificial Island, Shiosai Park que fornece uma visão ampla de sua paisagem montanhosa circundante. A intenção do projeto Crater Lake é de aproveitar ao máximo esta localização privilegiada; criando uma paisagem ondulante de madeira, que proporciona uma variação de configurações abertas e irrestrita com 360 ° de visualização. Cada superfície pode ser utilizada para se sentar ou deitar, pequenos tamboretes adicionais são inseridos ao meio do espaço e podem ser reorganizados de acordo com as preferências do usuário. 24d-studio_CraterLake_detail-03.jpg

3.jpg

5.jpg

6.jpg

O projeto em si é um convite ao encontro, ao lazer, ao descanso e a vida, em um cidade outrora destruída, mas que agora se ergue e nos convida a contemplar sua beleza natural e sua mobilidade urbana.

Fonte:: http://www.24d-studio.com/crater-lake.html


Bruna Vieira de Assis

Arquiteta e Urbanista, apaixonada por fotografia e artes plásticas. Que vive de observar os detalhes que quase ninguém vê e os escreve para não esquecer..
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/// //Bruna Vieira de Assis