A árvore de Esperança - "Hope Tree"
Meu desejo é Esperança! Este projeto conceitual é tocante não apenas por sua concepção estrutural, mas por seu significado, por expressar um sentimento, um anseio, uma busca tão pessoal e ao mesmo tempo tão compartilhada. A busca por Esperança, dentro do conceito de mundo realmente melhor.
Hope Tree (Árvore de Esperança) é uma instalação conceitual exibida na Semana do Design de Tóquio. Este projeto foi um dos ganhadores do Concurso de Design e Arte Ambiente Contêiner, patrocinado pela Design Association NPO, no Japão e Dezeen, no Reino Unido.
A árvore de esperança (hope tree) foi concebida como um questionamento ao entorno como conhecemos e a esperança de gerar um debate entre os visitantes sobre o lugar de nossa vida cotidiana, nosso meio ambiente.
Conceito:
"Elegeu-se uma árvore como um ponto de partida, já que é algo identificável universalmente. Por muitos anos, a árvore tem sido a forma mais primitiva de refúgio, jardim, e o mais importante, uma companhia. Com a inovação e intervenção humana, as árvores contribuem para a nossa vida de inúmeras formas, desde uma folha de papel, até uma construção complexa. Cada fruta, flor e folha de uma árvore, simbolizam mudança e esperança para o amanhã. No entanto, mesmo uma árvore forte é frágil Se não tratada adequadamente, pode simplesmente se acabar. A instalação Hope Tree convida os espectadores a experimentar o seu novo ambiente através de uma única árvore e um espaço que ela conforma." 24° Studio
Processo de Iluminação
A instalação deveria estar situada no interior de um contêiner de 20 pés (6 metros). A construção de um espaço toroidal, foi feita neste espaço. Esta abordagem fornece uma oportunidade para enfatizar um espaço vazio, com a aplicação de uma representação de uma árvore no centro do espaço. A superfície toroidal é composta por uma estrutura autoportante de 670 folhas de papel de aquarela. Para além da espessura do papel aquarela, a rigidez de cada folha é reforçada com bordas de papelão para criar uma forma de caixa. A simetria da forma toroidal permite minimizar a variação tipológica de cada folha caixa e facilitar o processo de fabricação.
Os cortes em forma de folha foram calculados e deformados de acordo com a geometria dos painéis. Deste modo as aberturas foram apoiadas com papel vegetal, que atura como uma superfície difusora para as lâmpadas LED situadas por trás dos painéis. A aplicação de iluminação LED permite a cobertura de todo o espaço com um uso mínimo de watts, já que a instalação não poderia exceder 1 KWT. As características do papel de aquarela proporcionam uma resposta dinâmica ao fator ambiental de dentro e fora do espaço. A umidade e a condensação criadas dentro do contêiner, com as mudanças das condições atmosféricas durante a exposição, permitem a mudança do recorte da folha, deformando e expondo mais ou menos a luz difusa. Sendo que o resultado final é incrível e completamente conceitual!
Ficha técnica
Arquitetos:24° Studio (Fumio Hirakawa + Marina Topunova) Ano: 2010 Área construída: 20 m² Tipo de projeto:Instalação Operação projetual: Instalação Status:Construído Equipe de Projeto: Taro Fukunaga, Gregory Kay, Yo Konishi, Kumiko Ouchi, Akira Taguchi, Atsushi Takahashi
Cliente: Design Association NPO (Japão) + Dezeen (Reino Unido) Fonte: www.archdaily.com.br