sobre linhas entre espaços

Sobre o que vejo, mas não entendo. Sobre o que entendo, mas não vejo.

Bruna Vieira de Assis

Arquiteta e Urbanista, apaixonada por fotografia e artes plásticas. Que vive de observar os detalhes que quase ninguém vê e os escreve para não esquecer.

E se a Barbie fosse uma mulher real?

Ao longo de décadas o corpo escultural da boneca Barbie tem ditado referências de medidas corporais femininas. Entretanto a influência negativa pela busca desse corpo "ideal" sempre é discutida. Utilizando essa eterna discussão o artista americano Nickolay Lamm, propôs uma nova boneca com medidas corporais próximas da realidade de um corpo feminino.


BarbieLamm6.jpg

Uma boneca Barbie, com medidas próximas da realidade de um corpo feminino. Esta é a ideia do artista Nickolay Lamm, ao recriar a boneca mais famosa do mundo em proporções corporais mais coniventes com a realidade de mulheres americanas. Preocupado com as referências negativas agregadas ao ideal do corpo da boneca, Lamm produziu um modelo, para rebater tantos problemas criados por esta má influência na estima de muitas mulheres, onde em sua maioria são jovens.

Espere, estamos falando de um brinquedo, por isso mesmo, não devemos prestar tanta atenção nas proporções corporais de uma Barbie, ela é um brinquedo, volto a dizer. Na teoria, isto soa como um argumento válido, porém na prática não. Em um olhar mais real, pesquisas sugerem que a imagem da boneca pode levar às seguinte situações: -Insatisfação com o corpo(comparação com o corpo de um brinquedo)(Dittmar) -Comportamentos alimentares de auto risco, desenvolvendo distúrbios sérios.​​(Dittmar) -Vontade de ter um corpo magro a qualquer preço, alterando drasticamente a alimentação. Em muitos casos sem ajuda de médicos especializados.(Anschutz)

O fato é que o culto entorno do padrão de beleza estipulado pela boneca é real. Assim como a fixação pelo seu corpo de medidas milimetricamente perfeitas. Deste modo, a artista propôs uma quebra neste "padrão ideal" criando um modelo em 3-D usando medições reais de uma mulher média de 19 anos de idade, utilizando na arte final photoshop, para torna-lá como uma boneca Barbie. Lamm conclui dizendo:" Não há motivos para não se criar uma boneca próxima da realidade, com medidas reais que influencie de forma positiva garotas ao redor do mundo."

barb.png

BarbieLamm5.jpg

BarbieLamm6.jpg

BarbieLamm3.jpg

BarbieLamm4.jpg

slide_306146_2642665_free.jpg

BarbieLamm2.jpg

BarbieLamm_interna.jpg

Fonte:http://www.huffingtonpost.com/


Bruna Vieira de Assis

Arquiteta e Urbanista, apaixonada por fotografia e artes plásticas. Que vive de observar os detalhes que quase ninguém vê e os escreve para não esquecer..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @destaque, @obvious, eros //Bruna Vieira de Assis