E se a Barbie fosse uma mulher real?
Uma boneca Barbie, com medidas próximas da realidade de um corpo feminino. Esta é a ideia do artista Nickolay Lamm, ao recriar a boneca mais famosa do mundo em proporções corporais mais coniventes com a realidade de mulheres americanas. Preocupado com as referências negativas agregadas ao ideal do corpo da boneca, Lamm produziu um modelo, para rebater tantos problemas criados por esta má influência na estima de muitas mulheres, onde em sua maioria são jovens.
Espere, estamos falando de um brinquedo, por isso mesmo, não devemos prestar tanta atenção nas proporções corporais de uma Barbie, ela é um brinquedo, volto a dizer. Na teoria, isto soa como um argumento válido, porém na prática não. Em um olhar mais real, pesquisas sugerem que a imagem da boneca pode levar às seguinte situações: -Insatisfação com o corpo(comparação com o corpo de um brinquedo)(Dittmar) -Comportamentos alimentares de auto risco, desenvolvendo distúrbios sérios.(Dittmar) -Vontade de ter um corpo magro a qualquer preço, alterando drasticamente a alimentação. Em muitos casos sem ajuda de médicos especializados.(Anschutz)
O fato é que o culto entorno do padrão de beleza estipulado pela boneca é real. Assim como a fixação pelo seu corpo de medidas milimetricamente perfeitas. Deste modo, a artista propôs uma quebra neste "padrão ideal" criando um modelo em 3-D usando medições reais de uma mulher média de 19 anos de idade, utilizando na arte final photoshop, para torna-lá como uma boneca Barbie. Lamm conclui dizendo:" Não há motivos para não se criar uma boneca próxima da realidade, com medidas reais que influencie de forma positiva garotas ao redor do mundo."
Fonte:http://www.huffingtonpost.com/