sobre linhas entre espaços

Sobre o que vejo, mas não entendo. Sobre o que entendo, mas não vejo.

Bruna Vieira de Assis

Arquiteta e Urbanista, apaixonada por fotografia e artes plásticas. Que vive de observar os detalhes que quase ninguém vê e os escreve para não esquecer.

21/10/15 - Chegamos ao futuro!

Enfim chegamos ao futuro idealizado pelo segundo filme da trilogia de "De volta para o futuro". Sim, estamos em 21 de Outubro de 2015, 16:29min. E agora? É isso?? Cadê o meu Skate voador?


16978244.jpg

Há exatamente 26 anos em novembro de 1989, Marty McFly e Doc Brown chegaram ao futuro no segundo filme da trilogia De Volta para o Futuro. Sendo que o futuro, naquela época, era o dia 21 de outubro de 2015. Precisamente às 16:29 min de uma quarta-feira em 2015, o futuro seria projetado pela segunda vez, através das lentes criativas de Robert Zemeckis e Bob Gale, roteiristas da clássica trilogia " De volta ao Futuro". 2.jpg

O filme nos apresenta um futuro completamente dinâmico, funcional, automatizado e surreal, onde robôs exercem funções cotidianas, como um frentista de posto de gasolina. Ou mesmo os drones mostrados no filme, tão usados atualmente para realizar registros de imagens com maior precisão.

gasolina.jpg o robô frentista mostrado no filme

Mas apesar de toda tecnologia, telas planas, óculos supertecnológicos, conversas via vídeo (skype), utensílios como fornos controlados por computador e de Hoverboard (Skate voador) não ser uma realidade tão distante em 2015.

A cidade do futuro não é tão inteligente, o homem do futuro apesar de obter o dom da tecnologia, não possuiu o fator gentileza mesmo com tanta inovação o homem se esqueceu de preservar o existente. Aquilo que é essêncial, aquilo que é único e intransferível. Aquilo que se aprende, o que é dom de cada um e não apenas o se inventa ou se cria.

Sim, Marty McFly e Doc Brown, chegamos ao futuro mas não se assustem as inovações são muitas mas as "pessoas" são poucas, pois vivemos em mundo cheio de robôs de carne e osso controlados por pequenos aparelhos de telas planas e cheio de aplicativos. Calma acredito ainda não existe motivo para pânico, aparentamos felicidade, alegria e nos enganamos dizendo que somos "pessoas do futuro" e respiramos tecnologia. Enfim, seja bem-vindos ao futuro!!

Brindemos, estamos em 21 de Outubro de 2015, às 16:29 min!! Desejo que continuemos a sonhar com a metrópole do futuro, quem sabe em 21 de Outubro de 2050! Quem sabe??

cidade-futuro-1200x520.jpg

ilustração de metrópoles do futuro (disponível em: www.tecmundo.com.br)

Quanto à mim continuo esperando pelo skate voador ou hoverboard pois iria facilitar muito minha mobilidade urbana...

thumb-130321-hoverboad-resized.jpg Skate voador ou hoverboard (em cena mostrada no filme)

Até o futuro!

De20volta20para20o20futuro202.jpg

Ficha Técnica:

Estados Unidos/ 1985 • cor • 116 min

Direção:Robert Zemeckis Produção:Neil Canton /Bob Gale Roteiro:Robert Zemeckis/Bob Gale

Elenco: Michael J. Fox Christopher Lloyd Lea Thompson Crispin Glover Thomas F. Wilson Duração: 01:16min


Bruna Vieira de Assis

Arquiteta e Urbanista, apaixonada por fotografia e artes plásticas. Que vive de observar os detalhes que quase ninguém vê e os escreve para não esquecer..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/cinema// //Bruna Vieira de Assis