Igor Assaf

Igor Assaf tem tentado, através de muito esforço e desespero, entender a vida em sociedade e escolheu a cultura e a educação como seu objeto de estudo.

  • distr9.jpg
    Refugiados: um "outro indesejável"

    Imigração forçada, refugiados, estabelecidos, outsiders, evitamento e empatia social. Saiba como cada um desses conceitos se relacionam com a crise migratória atual, e um breve paralelo com o filme Distrito 9. Por que demoramos tanto para nos comover com um movimento de fuga da Síria que acontece desde 2011? De acordo com relatório da ONU, só no passado, foram praticamente 60 milhões de refugiados no mundo todo e a Europa recebeu a menor parte deles. Leia um pouco sobre essas questões depois do clique!

  • trono de ferro.jpg
    Jogo dos Tronos da Mídia: Poder e Opinião Pública

    A imprensa tem papel importante em sociedade democráticas, ao mesmo tempo que ela mesma se torna uma forma de poder que opera paralelamente ao Estado. Qual o maior poder da mídia nos dias atuais? Transformar "opinião publicada" em "opinião pública". Neste jogo de poder cada um joga com suas armas.

  • eagles_st_wehrmacht.jpg
    Tropas Estelares: Entre a crítica e a exaltação militar

    "Tropas Estelares" (1997) é um filme que satiriza a militarização da sociedade e a exploração da guerra como motor político. No entanto, depois de quase vinte anos, parecem ser poucos que entenderam essa mensagem.

  • owen-wilson-vince-vaughn-google_tinvid20130627_0014_3.jpg
    Culturas e Paradigmas Na Rede Mundial: Parte 1

    No mundo contemporâneo nos parece que a Internet e tornou um Paradigma Tecnológico,ou seja, a conectividade se tornou um pressuposto básico de qualquer nova tecnologia de mercado: tudo tem de estar conectado e ligado a rede. A provocação final é contrariar a idéia do senso comum de que a Internet isola as pessoas e sugerir a possibilidade de estarmos utilizando a Internet como uma interface para a vida, em todos os sentidos, inclusive ou até principalmente, para a sociabilidade.

  • 116630_ori.jpg
    Uma Questão de Transcendência: Parte 1

    "Transcendence: A Revolução" levantas questões filosóficas sobre a existência de uma divindade ordenadora do mundo e sobre a consciência ou essência individual. Nessa primeira parte da análise nos dedicamos a primeira questão: Deus é uma criação humana?

  • Death_of_Gwen_Stacy__by_Troianocomics.jpg
    Os Problemas da Ação Racional II: Maquiavel e a defesa de Jack

    Da última vez que estivemos no bar encontramos com Max Weber, Peter Parker e Jack Bauer discutindo a racionalidade de suas atitudes. Nesta continuação, Maquiavel aparece para defender um pouco mais a Ética do protagonista de 24 horas, justificando suas atitudes do ponto de vista político e da coletividade.

  • 24-tv-show.jpg
    No Bar Com Weber, Bauer e Parker: os problemas da ação racional

    Max Weber conclui: Jack Bauer e Peter Parker tem algo em comum. Nesse artigo discuto os tipos ideias de ação racional weberiana, ética e dois heróis que não parecem ter muita coisa em comum. E tudo isso sentados num bar, afinal, tem cara de conversa desse tipo de localidade! E no final, uma participação especial!

  • yoda.jpg
    Cultura Geek e Capitalismo ou O Por Que Ser Nerd Está na Moda

    A "Cultura Nerd" explodiu nos últimos anos. Coincidência ou não, essa cultura antes de nicho, se tornou padrão no mercado, com incentivo ao consumo de bens não duráveis e a fidelização a certas marcas produtoras de tecnologia numa época em que o sistema começava a enfrentar certas crises de produção e consumo.

  • caracas_oposicao.jpeg
    Manifestações, Ações Coletivas e Justiceiros

    Nesse artigo deixo de lado as análises divertidas sobre cultura para discutir coisas sérias: as manifestações no Brasil, na Ucrânia e na Venezuela, além dos chamados de Justiceiros que ganharam destaque devido ao comentário de uma jornalista recentemente. O que proponho é tentar entender o que essas coisas tem de comum e como supostamente as pessoas são afetadas por ela.

  • battery.jpg
    Ficção Científica e Especulações Sobre o Mundo

    Quais são as bases que fundamentam a ficção científica? Que tipo de comentário social elas incitam? Vamos dar uma olhada no gênero que gerou a maior obra cinematográfica de todos os tempos - na minha opinião - e mergulhar um pouco nos debates que cercam essa maneira científica de fazer ficção.

  • TheExorcist008.jpg
    "Três Cenas Clássicas de Terror" ou "Por que Esses Filmes de Terror Viraram Clássicos?"

    Há cenas do cinema que se tornaram clássicas. E poucas foram de filmes de terror. Neste artigo damos uma olhada em cenas de três filmes que foram considerados clássicos do cinema, não só de terror: "O Iluminado", "O Silêncio dos Inocentes" e "O Exorcista".

  • performances.jpg
    "O Grande Truque" ou "Navio de Teseu em Grande Estilo"

    Nesse artigo discuto a relação entre o filme "O Grande Truque" com o paradoxo do Navio de Teseu: qual a essência ou natureza real das coisas? O que faz nós sermos quem somos e sermos identificados por isso? A discussão parte da ideia de que filmes Hollywodianos podem trazer ideias complexas sem precisar ser chatos, mas divertidos e ao mesmo tempo desafiadores. O artigo contém spoilers.

  • Man-of-Steel-Trailer-Images-Henry-Cavill-as-Clark-Kent.jpg
    "Homem de Aço" ou "Gnose Cristã Na Sétima Arte"

    Homem de Aço que estreou no Brasil no dia 12 de Julho, reconta no cinema a história do antigamente nomeado Super-Homem (agora Superman), através da visão de dois cineastas que "revolucionaram" a transposição de quadrinhos para cinema: Christopher Nolan e Zack Snyder. As referências à "Jornada do Herói" de Joseph Campbell e a analogia Superman / Jesus estão espalhadas pelo filme, que se torna uma história mitológica moderna. O artigo não discute aspectos cinematográficos, procuro aqui explorar a dramaticidade da exploração do tema da Gnose, lugar comum da cultura ocidental em diversas lendas. O artigo contém alguns spoilers.

  • bowie.jpg
    Original X Cover: Ziggy Stardust e As Aranhas Marcianas

    Continuando a coluna do Original x Cover, uma olhada de perto nas versões brasileiras de canções do álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" de David Bowie. Destaque para o sucesso da década de 1980 "Astronauta de Mármore" da banda Nenhum de Nós e para o álbum de covers de Bowie de Seu Jorge.

  • take on me_02.jpg
    Original X Cover : Take On Me

    No artigo nos debruçamos um pouco sobre "Take on Me", música do grupo norueguês A-Ha de 1984 é uma das mais conhecidas músicas da década de 1980 e o seu clipe, um dos mais famosos e bem feitos. A banda estourou com esse Hit nos primórdios da MTV e até hoje figura em várias listas de "Melhores Clipes". O ritmo é um bocado contagiante, como uma boa música Pop deveria ser, e a prova da sua qualidade, acredito eu, são as inúmeras versões em diferentes ritmos que a música ganhou ao longo dos anos por outros músicos. A ideia é comparar sem julgar as versões cover por outras bandas profissionais. Boa Leitura! E escuta!