Igor Assaf

Igor Assaf tem tentado, através de muito esforço e desespero, entender a vida em sociedade e escolheu a cultura e a educação como seu objeto de estudo.

Original X Cover : Take On Me

No artigo nos debruçamos um pouco sobre "Take on Me", música do grupo norueguês A-Ha de 1984 é uma das mais conhecidas músicas da década de 1980 e o seu clipe, um dos mais famosos e bem feitos. A banda estourou com esse Hit nos primórdios da MTV e até hoje figura em várias listas de "Melhores Clipes". O ritmo é um bocado contagiante, como uma boa música Pop deveria ser, e a prova da sua qualidade, acredito eu, são as inúmeras versões em diferentes ritmos que a música ganhou ao longo dos anos por outros músicos. A ideia é comparar sem julgar as versões cover por outras bandas profissionais. Boa Leitura! E escuta!


Gostaria de estreiar por aqui uma ideia que tenho há algum tempo já: nos debruçarmos sobre músicas que marcaram de certa forma uma banda, um genêro ou uma época e suas versões revisitadas por outras bandas. Para fazer isso estabeleci algumas regras, pois em tempos de sociedade informacional e de inclusão digital todo mundo pode gravar um cover de "Love me Tender" e colocar no Youtube. As regras são:

- Aqui não vale vídeos de indivíduos ou bandas amadoras, apenas artistas profissionais. - A versão cover não precisa ser conhecida, porém tem de demonstrar alguma espécie de releitura; - Será dada preferências às versões com clipes profissionais e oficiais para o artigo não ficar demaseado chato; - Não será feito juízo de valor sobre as versões. A ideia aqui é rever, lembrar e conhecer. Será feita comparação, mas sem dizer que esta ou aquela é melhor. Porém, sinta-se a vontade nos comentários.

Vamos começar?

take on me_01.jpg

"Take on Me", música do grupo norueguês A-Ha de 1984 é uma das mais conhecidas músicas da década de 1980 e o seu clipe, um dos mais famosos e bem feitos. A banda estourou com esse Hit nos primórdios da MTV e até hoje figura em várias listas de "Melhores Clipes". O ritmo é um bocado contagiante, como uma boa música Pop deveria ser, e a prova da sua qualidade, acredito eu, são as inúmeras versões em diferentes ritmos que a música ganhou ao longo dos anos por outros músicos. E o fenômeno continua até hoje.

Para começar, apresento (se você não conhecer claro. Estou falando com você, moleque de 10 anos...) Take on Me do grupo A-Ha!Muito sintetizador, ombreiras, guitarra e cabelo desgrenhado:

No quesito versão "Bonitinha", temos Anni B Sweet caprichando numa versão com Okulele eletrônico, xilofone e coelhos ( O_o )! Uma versão bem cor de rosa:

Mais uma versão bonitinha, uma versão da banda Shiny and the Spoon, com um estilo mais folk-indie e robôs:

Se a ideia é fazer contraste com os anos 80, a versão da banda Reel Big Fish traz para nós o resumo do que foi a década de 1990 em termos de moda e estética. É minha versão favorita, porque tem uma pegada meio Ska e trumpetes:

Eu disse que não ia fazer juízo de valor, porém há uma versão de dar medo de uma Boy Band chamada A1 que eu não vou colocar aqui, mas se você tiver coragem pode ver no link. Não diga que não avisei.

take on me_02.jpg O que fizeram com a música????!!!

Menção Honrosa: METAL

Geralmente para saber se uma banda é boa, o negócio é vê-la ao vivo. Por isso selecionei essa versão "METAL!!!" com muitos cabelos compridos, pose, guitarras e atitude do Northern Kings!

E você? De qual versão gosta mais?


Igor Assaf

Igor Assaf tem tentado, através de muito esforço e desespero, entender a vida em sociedade e escolheu a cultura e a educação como seu objeto de estudo..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @destaque, @obvious //Igor Assaf