Igor Assaf

Igor Assaf tem tentado, através de muito esforço e desespero, entender a vida em sociedade e escolheu a cultura e a educação como seu objeto de estudo.

Original X Cover: Ziggy Stardust e As Aranhas Marcianas

Continuando a coluna do Original x Cover, uma olhada de perto nas versões brasileiras de canções do álbum "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" de David Bowie. Destaque para o sucesso da década de 1980 "Astronauta de Mármore" da banda Nenhum de Nós e para o álbum de covers de Bowie de Seu Jorge.


David Bowie é um músico altamente adjetivável. Desde seus aspectos artísticos propriamente ditos até seu gosto estético peculiar. E com certeza é um dos representantes do Rock'n Roll com maiores números de versões covers por outros famosos. Como seria complicado falarmos de todo e qualquer cover dele vamos dar uma olhada num dos álbuns mais importantes da história do Rock'n Roll e da música Pop: The Rise and Fall Ziggy Stardust and The Spiders From Mars e as suas homenagens.

ZiggyStardust.jpg "35º lugar na lista de 500 albuns mais influentes da história da revista Rolling Stone...e 1º da lista dos albuns mais gays de todos tempos da Out..."

Pra quem não conhece, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars é um álbum conceitual de 1972. As músicas contam a história de Ziggy Stardust, mensageiro do espaço e cantor de rock que viaja pelo mundo espalhando uma mensagem de paz e esperança para a humanidade. Durante a época de promoção do álbum David personificou o personagem fictício, alterando sua aparência de maneira andrógena. Esse tipo de mudança de estilo constante que Bowie firmou como uma das suas marcar o rendeu o apelido de cameleão.

O álbum foi um sucesso de crítica e público, resultando numa geração de músicos influenciados pelo seu estilo até os dias de hoje. Algumas músicas podem ser apontadas como as mais famosas do álbum e que tiveram versões em português: Starman, que ganhou uma versão na década de 1980 com o grupo Nenhum de Nós, com o título de "Astronauta de Mármore"; e covers mais recentes por Seu Jorge de Rock'n Roll Suicide, tradução mais literal mesmo que às vezes a custa de ritmo, e Ziggy Stardust mantendo o título original, porém com uma letra sem relação alguma com qualquer tema espacial.

bowie.jpg "Bowie em 1967 e em 1972 (visual Ziggy): Ah, nem tá tão diferente, tá?"

Versão Brasileira...Gota Mágica...

Segundo a ideia anterior, que tal darmos uma olhada nas versões originais e os covers? Desta vez me limitei a comparar as versões originais e as versões em português. Com vocês, todo o Carisma de Ziggy, cantando sua música homônima.

Em 2004 Seu Jorge participou do filme de Wes Anderson "The Life Aquatic with Steve Zissou" ao lado de Bill Murray. No filme o antigo Mané Galinha interpreta um tripulante da equipe do Dr. Zissou chamado Pelé dos Santos (sério!), que está o tempo todo com o violão a tira colo tocando exclusivamente versões em português de músicas de Bowie, em especial do álbum de Ziggy. Abaixo a sua versão de "Ziggy Stardust", onde ele nos revela que não gosta de misturar Cachaça com Café!

Rock'n Roll Suicide, com uma pegada estilo blues e letra um tanto depressiva.

E a versão de Pelé dos Santos:

A banda Nenhum de Nós com toda certeza só é lembrada por esse hit emprestado de Bowie, porém não podemos descartar que em nível poético, a letra fez uma versão competente. Porém pra mantar a ideia Bowie X Seu Jorge, vamos ouvir o violão e voz do eterno apaixonado por Carolina.

Desculpe Estranho...

Faixa Estranha

E como na natureza e no mundo artístico nada se cria, tudo se copia, um cover de "Life on Mars" - que não está no álbum de Ziggy Stardust, porém mantém a temática espaço - pela banda latina Perota Chingo, que canta a versão de Seu Jorge.

E pra não falarem que fiz uma injustiça: Nenhum de Nós!


Igor Assaf

Igor Assaf tem tentado, através de muito esforço e desespero, entender a vida em sociedade e escolheu a cultura e a educação como seu objeto de estudo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp //Igor Assaf