sophrosyne

Um entre bilhões.

Lucas Lima

Cronista, pensador e urbanóide. Mas não necessariamente nessa ordem.

  • meu-pé-de-laranja-lima.jpg
    Meu Pé de Laranja Lima: uma pérola sobre amizade e perda no cinema Brasileiro

    O filme brasileiro Meu Pé de Laranja Lima levou dez anos para ser concluído, adaptado do livro de José Mauro de Vasconcelos, publicado há 45 anos, até a obra que temos diante de nós. Traduzido em mais de 32 línguas e publicado em mais de 20 países, o livro Meu Pé de Laranja Lima vendeu mais de seis milhões de exemplares no Brasil e no mundo, sendo ainda editado. Certamente o filme vem para levar o pequeno Zezé a um público ainda maior.

  • filosofo-platao.jpg
    De Heráclito a Nietzsche: Tudo Passa!

    Propomos um rápido passeio na história da filosofia, para falar sobre o espanto (Thaumazein) do homem diante do fluxo, da finitude, do Devir. A ideia é transmitir alguns conceitos filosóficos e algumas reflexões possíveis de maneira leve, despretensiosa. Convido-vos à leitura!

  • wolf.jpg
    Arquitetura desconstrutivista: Um olhar Pluralista.

    Partindo do aspecto filosófico do desconstrutivismo, falaremos sobre a arquitetura contemporânea, com base no trabalho da empresa Coop Himmelb (l) au e outros expoentes, estabeleceremos pontes entre a abordagem da Arquitetura Desconstrutivista e o pluralismo metodológico do filósofo Paul Feyeraband, que assim como a arquitetura contemporânea, questiona a rigidez da metodologia e propõe a liberdade de modos de se atingir determinado conhecimento ou tecnologia.