Priscilla Scurupa

Priscilla Scurupa é uma leonina de ego ameno (sério), jornalista e adepta da boemia, principalmente se tiver samba e bons amigos. No mais, tem muito sono e a vontade imensa de viajar o mundo.

Idênticos, mas nem tanto

Eles têm o mesmo DNA, mas um olhar mais atento é capaz de revelar sutilezas em seus traços físicos e personalidades.


010.jpg

A relação entre irmãos gêmeos é motivo de curiosidade e também de estudos científicos. Olhe uma vez e eles parecem idênticos. Em um segundo olhar, com certa atenção e proximidade, alguns detalhes que os diferenciam já se tornam perceptíveis. Se os olhos são iguais, os olhares parecem falar outra linguagem. Se os rostos têm o mesmo formato, as marcas de expressão mostram trajetórias de vida distintas.

Pesquisas recentes revelam que a similaridade de DNA e a criação não são os únicos fatores que influenciam nessas diferenças. Além destes, um terceiro também está em jogo: o modo como eles se relacionam com o meio em que vivem. Se as personalidades alteram as relações sociais, o mesmo acontece no caminho inverso, pois também somos moldados pelo que nos cerca.

O fotógrafo Martin Schoeller, a serviço da revista National Geographic, viajou a Ohio para o Twins Days Festival, um evento local que reúne gêmeos de todo os EUA. Os retratos que fez na ocasião são em close-up e revelam essas distinções sutis e imperceptíveis a olhares dispersos.

001.jpg As irmãs de 15 anos de idade querem ir para a mesma universidade e sonham em ser cantoras de ópera. Ambas gostam de desenhar, mas cada uma usa uma abordagem diferente em sua arte. Enquanto Marta prefere traçar rostos extremamente detalhados, Emma se encanta por imagens expansivas: o céu, a chuva, objetos em movimento.

002.jpg Quando crianças, Ramon e Eurides eram tão parecidos, que sua mãe colocou pulseiras em seus pulsos para distingui-los e não alimentar duas vezes o mesmo filho. Hoje, aos 34 anos, são vizinhos de porta e vivem em casas idênticas. Um debate recorrente na família é: qual dos dois tem o rosto mais arredondado? Ramon diz que é Eurides. Eurides (e a mãe) dizem que é Ramon. A mãe suspeita que deu a Ramon as porções de comida que pertenciam a Eurides.

003.jpg Quando Loretta foi diagnosticada com câncer há três anos, Lorraine estava no consultório com ela. Loretta perguntou a Lorraine se ela não deveria passar pela mesma avaliação. Lorraine concordou e também foi diagnosticada com câncer de mama. Depois de receberem tratamento, as duas irmãs hoje passam bem.

004.jpg As irmãs de nove anos de idade se dão bem e têm uma relação telepática. Sua mãe costuma levá-las ao shopping em dias distintos. Mesmo quando uma não sabe o que a outra comprou, acabam escolhendo as mesmas roupas.

005.jpg No jardim de infância, Spencer era tímido demais para posar para fotos e pedia para que seu irmão vestisse sua camisa e posasse duas vezes. A mãe não se enganou: a picada de inseto na testa de Skyler se repetia nos dois retratos. No ensino médio, os dois foram lutadores. Frequentemente, o juiz os advertia: “você não pode voltar ao ringue, pois acabou de lutar”! Hoje, ambos frequentam a mesma faculdade, uma das poucas nos EUA que oferece bolsa de estudos para gêmeos – um paga a mensalidade integral e o outro está isento desta.

006.jpg Na escola, pouco importava se Jeff não era bom em ortografia – Steve era. Os gêmeos se vestiam de forma idêntica, fora os relógios, que poderiam ser sorrateiramente trocados antes de uma prova. Agora com 44 anos, eles trabalham em empregos diferentes, mas ainda assim conseguem enganar os desavisados. Jeff, que é chef de cozinha, uma vez pediu a Steve ajuda para uma competição. Os convidados ficaram tão surpreendidos com a velocidade de Jeff no entra-e-sai da cozinha, que pediram a ele para diminuir o ritmo, sem perceber que havia mais de um homem na função.

007.jpg Jessica e Jackie, hoje com 20 anos, estudam na mesma universidade e têm os mesmos amigos e empregos. Quando mais novas, eram distinguidas pela cor de suas unhas - Jessica preferia roxo e Jackie rosa. Elas são tão semelhantes, que seu chefe no McDonald's as confundia, mas suas personalidades não são idênticas. Jessica, diz Jackie, é mais impulsiva e faz coisas como mudar a cor do cabelo de uma hora para a outra sem hesitar.

008.jpg Carly e Lily são tão inseparáveis, que a mãe constantemente se pergunta se elas não pensam que são a mesma pessoa. Estão na mesma sala de aula e turma de natação e, quando uma avança o nível, a outra alega que prefere esperar a irmã para que possam permanecer juntas.

009.jpg Quando Christopher tatuou o número dois em seu pulso, por ser gêmeo de Cole, esperou que seu irmão fizesse o mesmo. E ele mais ou menos o fez. Ao invés de um 2, Cole tatuou o número 1, alegando que foi o primeiro a nascer. Aos 20 anos, os dois admitem que se dão melhor agora do que na infância. Eles estudam em universidades diferentes, mas carregam em seus corpos a lembrança do que compartilharam um útero: têm tatuados em seus lábios o nome um do outro.

Via


Priscilla Scurupa

Priscilla Scurupa é uma leonina de ego ameno (sério), jornalista e adepta da boemia, principalmente se tiver samba e bons amigos. No mais, tem muito sono e a vontade imensa de viajar o mundo..
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/Fotografia// @destaque, @obvious //Priscilla Scurupa