tempo rei

orações ao Tempo... por seres tão inventivo(s).

Sérgio Ricardo Scarelli

Apenas um observador – esforçado - sobre as coisas da vida.

  • FOTO 06.jpg
    Quando a Black Music Foi Trilha Sonora da História - parte 2

    A música refletindo e sendo reflexo de seu tempo. Parte 2: o Movimento dos Direitos Civis, a Soul music, o Black Power e o Funk.

  • FOTO 02.jpg
    Quando a Black Music Foi Trilha Sonora da História - parte 1

    Há uma sincronia entre a transformação das relações raciais nos EUA e o desenvolvimento da sonoridade que originaria a chamada Black Music. É também perceptível o papel fundamental que inúmeros anônimos, ou quase anônimos, exerceram no desenvolvimento de ambos os fatos. É possível afirmar ainda que, sobretudo em seus primórdios, em cada riff de origem desconhecida transmitido pela tradição oral ou em cada gesto de contestação à ordem vigente é que se criaram as condições para que a História personificasse seus heróis e seus ídolos, tanto quanto propiciasse a existência dos mesmos.

    Parte 1 de 2: o fim da escravidão, o início do segregacionismo e o surgimento do blues.

  • FOTO 10.jpg
    A Guerra Fria Carregando nas Tintas

    O inusitado episódio em que a arte moderna foi desprezada por duas ideologias ao mesmo tempo em que era adotada, à surdina, por uma delas.

  • FOTO 02.jpg
    Belchior: aqui, ali e em todo lugar

    Uma breve percepção sobre como o passado e o presente por vezes dialogaram na obra do compositor cearense.*

  • foto 02.JPG
    O Viralatismo de Laboratório

    Há exatamente um ano o Brasil sediava o seu segundo Mundial de Futebol e meses antes já convivia com o tragicômico bordão “Imagina na Copa”, em referência ao iminente fiasco que, enfim, não se confirmaria. Ao menos fora dos gramados.

  • FOTO 03.jpg
    O FASCÍNIO DE LOUISE BROOKS

    A atriz do cinema mudo que agitou e desprezou a Hollywood das primeiras décadas do século passado com seu espírito inquieto e contestador.

  • foto 4.jpeg
    O Vietnã e a Ironia da História

    É motivo de reflexão o quanto somos vulneráveis frente às circunstâncias em dado espaço-tempo histórico. A Guerra do Vietnã, já absurda em si pela sua crueldade, também pode ser considerada uma das mais estúpidas e inúteis alterações do destino de milhões de vidas humanas.

  • janesko grande.jpg
    AS PIN-UPS: DAS FORMAS AO CONTEÚDO

    A arte das pin-ups teve o seu auge entre as décadas de 40 e 50, mas o seu fascínio no imaginário popular ainda permanece atual. No século XXI, a concepção pin-up esta sendo revisitada e adquirindo outros significados tanto na vida de artistas pop quanto na sua reprodução artística. Ao mesmo tempo, uma nova visão sobre as precursoras desta temática indica que elas tiveram papel ativo na emancipação feminina.

Site Meter